Jornal Correio Braziliense

Cidades

Analista cria aplicativo para facilitar o contato entre hemocentro e doador

O programa gratuito conta com 800 usuários, tem atualmente dois bancos cadastrados e avisa aos doadores quando os estoques estiverem baixos



A ferramenta, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, cadastra usuários por tipo sanguíneo, sendo ele um frequentador habitual de hemocentros ou um novo candidato. O programa monitora a periodicidade das doações ; homens podem fazê-lo a cada dois meses e mulheres, a cada três ; e emite alertas quando é hora de contribuir outra vez. Mas a principal função do aplicativo é servir de ponte entre os bancos credenciados e os doadores localizados em um raio de até 100 km.

Funciona assim: quando o estoque de uma variedade sanguínea estiver baixa, o hemocentro credenciado dispara uma notificação aos doadores que têm aquele tipo de sangue. ;Facilita muito a comunicação com os colaboradores. Com um simples clique, é possível recrutar todos;, explica Irawild. Os hemocentros interessados em participar da ação precisam entrar em contato com o desenvolvedor do sistema para que eles tenham acesso aos usuários e também às ferramentas do aplicativo. Por enquanto, apenas o Hemocentro de Brasília e o Hemocentro de Lavras (MG) aderiram ao recurso.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique