Jornal Correio Braziliense

Cidades

Candidatos ao Governo do DF participam de debate nesta quarta-feira

Após responder perguntas já definidas pela organização, os cinco candidatos poderão fazer perguntas entre si

Pela primeira vez, os cinco principais candidatos ao Governo do Distrito Federal estarão no mesmo ambiente para discutir projetos e biografias. Eles participam nesta quarta-feira (30/7) de um debate promovido pela Associação Comercial do DF (ACDF), em parceria com a Tendências e Negócios, Editora e Produções (TEN). Nos seis primeiros blocos, os concorrentes responderão a perguntas já definidas pela organização. Somente na parte final, poderão fazer perguntas entre si. Pelo sorteio, o governador e candidato à reeleição Agnelo Queiroz (PT) se sentará ao lado de José Roberto Arruda (PR), com quem já trocou farpas nesta campanha.



Arruda afirmou que usará a oportunidade para apresentar soluções destinadas à demanda dos brasilienses. ;Tenho ouvido da população que há o clamor por uma gestão mais ágil, mais eficiente;, afirma.

Agnelo aproveitará o momento para falar sobre sua gestão. Como tem feito durante as agendas de campanha, vai focar nos investimentos nas áreas da saúde, transporte e educação. ;A expectativa é positiva, para um debate de alto nível;, sustenta o petista.

Apesar de negar o rótulo de terceira via, Rodrigo Rollemberg (PSB) deve, no debate, manter a mesma estratégia que vem adotando durante a campanha. Ele quer ficar distante de eventuais embates entre Agnelo e Arruda, pois pretende falar, justamente, para o eleitorado que rejeita ambos. ;Formulamos o plano de governo mais completo e consistente. Vamos mostrar como será nosso eficiente modelo de gestão;, antecipa.

O tucano Luiz Pitiman (PSDB) também quer fugir de críticas pessoais. ;Não vou me apequenar nesse debate. A população quer saber de quem são as melhores propostas, não quem tem mais ou menos problema;, argumenta. Apenas a candidata Perci Marrara (PCO) não vai participar do debate. Segundo a organização, ela não foi localizada.

Lado a lado

; O debate terá duração de 90 minutos e será dividido em sete blocos. No primeiro, o assunto será segurança pública, seguido por saúde, desenvolvimento econômico, educação, transporte, esporte e mobilidade. O último é dedicado a perguntas entre os candidatos. Pelas regras, eles não podem fazer duas perguntas para o mesmo concorrente. A discussão será mediada pela jornalista Liana Alagemovits. Um sorteio foi feito com a presença dos representantes dos candidatos e os lugares foram definidos. Da esquerda para a direita, fica assim: a mediadora, Agnelo Queiroz, José Roberto Arruda, Toninho do PSol, Rodrigo Rollemberg e Luiz Pitiman.