Nathália Cardim, Flávia Maia
postado em 02/08/2014 08:00
O preço dos aluguéis de imóveis residenciais apresenou queda de 1,31% no mês de junho. A diminuição foi fortemente influenciada pelas unidades do Guará, uma vez que, em Brasília e em Águas Claras não houve redução dos valores. As informações são do Boletim da Conjuntura Imobiliária do Sindicato da Habitação (Secovi) do Distrito Federal.
[SAIBAMAIS]Embora a redução seja pequena, a preocupação do setor se dá porque isso ocorre por causa da entrega de novos empreendimentos. Com mais oferta, os preços tendem a cair. ;Com mais imóveis disponíveis para alugar entram no mercado produtos de qualidade maior, com garagem, área de lazer, principalmente no caso do Guará. Isso pressiona o preço dos usados, que tem menos atrativos e o proprietário precisa diminuir o preço;, explica Ovídio Maia, vice-presidente do Secovi-DF.
O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Paulo Muniz, também credita a redução dos preços das locações à expansão e à oferta de residenciais lançados no Guará. Para ele, trata-se de uma situação localizada que não repercute em todo o mercado do DF, por isso, não é possível falar em desaceleração do segmento. ;A queda de 1,31% não é acentuada. A mudança no preço dos aluguéis se deve ao momento desfavorável da economia brasileira;, afirma.
Nas imobiliárias, a sensação é de um mercado parado nos aluguéis residenciais. Principalmente em regiões onde muitas obras foram entregues recentemente, como é o caso do Guará, de Samambaia e de Águas Claras. Dessa forma, a oferta de novos imóveis cresce em proporção maior do que a entrada de novos clientes, criando um excesso.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique