A comunidade de capoeiristas do Núcleo Bandeirante tem passado por momentos difíceis. Carlos Frederico Campos de Faria, 53 anos, mais conhecido como mestre Fred Guaraná, está hospitalizado em Viena, na Áustria, e a cada dia as despesas sobem sem que sua família tenha condições de pagá-las. Para ajudar, alunos e amigos de Frederico se mobilizam na arrecadação de fundos para o tratamento do professor.
De acordo com Vanessa Mustasa, 33 anos, aluna dele, Frederico viajou com a esposa, a filha e dois amigos para um evento do Centro Cultural Porão Capoeira em 4 de junho. A veterinária conta que quase no fim da viagem, após o evento esportivo, Guaraná começou a sentir algumas dores. Mesmo passando mal, o mestre optou por não procurar um hospital. ;Ele não havia feito um seguro-viagem, não imaginava que algo assim pudesse acontecer. Mas homem é sempre desse jeito: demora para ir ao hospital.; Por pouco, o descuido de Frederico não lhe custou a vida. Em 17 de junho, a situação se agravou. Com a pressão baixa e à beira de um desmaio, ele foi levado a uma unidade de atendimento com urgência e foi diagnosticado com insuficiência renal.
Hoje, ainda na UTI, Frederico está consciente, fazendo hemodiálise e fisioterapia. Com a melhora, a preocupação de sua família e amigos são os altos custos médicos. Vanessa explica que cada diária no hospital custa mais de mil euros (cerca de R$ 3 mil) e que o débito atual passa de 25 mil euros. ;Ele ainda não teve alta, apenas uma melhora e ainda precisa de cuidados. Os custos só vão aumentando;, conta Vanessa.
Como ajudar
; Para doar ou ajudar o grupo de alguma forma, ligue para Rafael Fernandes Rocha, no telefone (62) 8423-8349 ou para Gilson Palheta, no 9139-6232.
; Informações para doações também podem ser encontradas no site www.poraocapoeira.blog.br.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .