Cidades

Brasília enfrenta o desafio de manter o turismo em alta após o Mundial

Quarta cidade mais visitada por estrangeiros durante a Copa do Mundo, a capital quer continuar a atrair visitantes.

postado em 03/08/2014 08:01
Multidão de colombianos a caminho do Mané Garrincha, para a partida contra a Costa do Marfim, em junho...

A julgar pelas multidões de torcedores que vieram acompanhar os jogos de suas seleções, o volume de pessoas que passaram por Brasília durante a Copa do Mundo foi extraordinário. Agora, essa onda estrangeira se traduz em números: a capital brasileira foi a quarta cidade mais visitada por brasileiros e gringos durante a competição. De acordo com o estudo, 19,1% dos turistas que acompanharam o torneio estiveram na capital federal. Isso a coloca à frente, inclusive, de Salvador, um gigante no turismo nacional. O dado está em uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, na qual o Rio de Janeiro aparece em primeiro, seguido por São Paulo e Belo Horizonte. Passado o Mundial, o desafio dos setores de hotelaria, comércio, serviços e eventos é aproveitar a visibilidade do país para manter o Distrito Federal como um polo turístico forte. Para isso, empresários cobram do governo políticas públicas de divulgação permanente de Brasília, e o ministro do Turismo planeja melhorias em vários pontos, como hospedagem e qualificação profissional.



Durante a Copa, o Brasil recebeu 1 milhão de estrangeiros de 203 nações. Além dos gringos, cerca de 3 milhões de brasileiros viajaram internamente. De acordo com pesquisa divulgada na última semana pela Secretaria de Turismo do DF, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha teve a segunda maior movimentação do país entre locais e pessoas de outros países, só perdendo para o Maracanã, no Rio. A arena brasiliense recebeu 478,2 mil torcedores em sete jogos. Pela Fifa Fan Fest, passaram 351 mil pessoas. Ao todo, foram 630 mil visitantes em Brasília, que movimentaram R$ 1,3 bilhão.

Em entrevista ao Correio, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse que o maior evento esportivo do mundo serviu para projetar o Brasil internacionalmente, graças à boa avaliação das pessoas que vieram ao país. ;Já tínhamos um produto na prateleira, que vinha sendo consumido com uma boa avaliação, mas que atingiu no período da Copa uma altíssima exposição. Isso dado a peculiaridade do evento e as características dos turistas que aqui estiveram;, afirmou. Segundo o Ministério, 62% dos turistas estrangeiros vieram ao país pela primeira vez.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação