Cidades

Fiéis de igreja na 913 Sul se mobilizam para evitar a saída de pároco

Frei Geraldo está há seis anos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e foi designado pela Ordem dos Carmelitas para um ano sabático

postado em 05/08/2014 08:08
O padre se declara aos fiéis:
A convivência dentro da casa de Deus aproximou pároco e comunidade de tal forma que não se trata apenas de pessoas comprometidas com a fé, mas também de bons amigos. Há seis anos, o frei Geraldo D;Abadia Pires Maciel, 47 anos, está à frente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na 913 Sul e, além de iniciar a reforma da igreja, restaurou os laços que unem os fiéis que a frequentam. Disso, resultou respeito e admiração, destacados por todos que falam sobre o frade. O bem-querer ao religioso é tão forte que os paroquianos preparam uma campanha para pedir a permanência do frade, designado pela Ordem dos Carmelitas, à qual pertence, para um ano sabático.

A mobilização começou no sábado passado, com direito a protesto e noite em claro. A informação da saída do frei Geraldo foi descoberta por acaso, por meio do site da Arquidiocese de Brasília, onde constava cerimônia de posse do novo pároco da Nossa Senhora do Carmo. ;Eu sou catequista e tenho acesso ao sistema com a programação de eventos da Arquidiocese. Lá, estava agendada a posse para 15 de agosto. Não sabia nem sequer que frei Geraldo estava saindo, muito menos que já tínhamos um substituto para ele. Eu não esperava que isso acontecesse agora;, conta a servidora pública Ana Cláudia Pereira de Jesus, 46 anos. Logo, a notícia do afastamento dele se espalhou, e a comunidade encomendou uma faixa ; em amarelo e com letras tão grandes quanto a surpresa pela descoberta ; para divulgar a insatisfação com a decisão do provincial, chefe da congregação aqui no DF.

A medida é encarada como arbitrária pelos fiéis, como explica a coordenadora do Conselho Pastoral, Regina D;Arc Rodrigues Guedes, 52 anos. ;Não fomos oficialmente comunicados da saída do frei. Ele deveria ficar aqui até 2017, de acordo com o Capítulo, a reunião do conselho dos carmelitas, realizado em janeiro deste ano. Como ex-provincial, ele poderia escolher um local para ficar por três anos. E escolheu aqui;, diz. No domingo, um grupo foi à porta da Casa Paroquial realizar uma vigília. ;Frei Geraldo nos deu sentimento de pertença. Hoje, sabemos que nosso lugar é aqui, na Nossa Senhora do Carmo. Crescemos com a paróquia;, define a promotora de eventos Eneida Carbonell, 56.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação