Cidades

Cresce o mercado das babysitters, babás ao estilo americano

Serviço varia entre R$ 60 e R$ 200 e se baseia em cuidar de crianças por um dia

Adriana Bernardes
postado em 06/08/2014 08:17
Para a farmacêutica Michele Jost (esquerda), contratar a babysitter Maria foi a melhor opção para conciliar trabalho e maternidade
Quem tem filho sabe. Qualquer imprevisto na agenda é um sufoco. Se os pais não têm família na cidade para deixar a criança em caso de emergência, entram em pânico. E, às vezes, a situação nem é grave, mas não menos importante: um jantar a dois, uma festa ou, simplesmente, uma merecida noite de sono depois de meses acordando de hora em hora.

Em momentos como esses, saber a quem recorrer é um alívio. Um serviço comum nos Estados Unidos e em países da Europa toma fôlego também no Distrito Federal: o de babysitter. São profissionais contratadas por uma noite, um dia, ou um fim de semana. E ainda tem os day cares, empresas com toda a estrutura de uma escolinha, que entregam as crianças alimentadas e de banho tomado no fim do dia.

Para conseguir cumprir os compromissos profissionais à noite ou nos fins de semana, a farmacêutica Michele Jost, 34 anos, recorreu a uma babysitter. Pesquisou em diversos estabelecimentos e descobriu a melhor opção no berçário onde filho, Pedro, de 10 meses, fica durante a semana. ;Eles oferecem o serviço. Achei muito bom, porque o Pedro já as conhece e não iria estranhar;, afirmou.

No caso de Michele, a melhor opção para conciliar a maternidade com o trabalho foi colocar o filho na creche e contratar a babysitter. ;Tivemos babá, mas não deu certo. Depender de uma pessoa é complicado, pois, se ela falta, não tenho o que fazer. Por isso, optei pela creche. Quando descobri a possibilidade do trabalho extra, fiquei ainda mais segura;, conta. Nos fins de semana, ela e o marido adaptam os compromissos à rotina de Pedro. ;Contrato a babysitter somente quando tenho que trabalhar. Todos os nossos parentes moram em Manaus. Como faríamos se não tivesse esse serviço?;, questiona.

O anjo de Michele tem sido Maria Aparecida de Jesus, 31 anos. Ela é berçarista na Mafagafo Baby Care, onde Pedro passa os dias durante a semana. Quando os pais dos pequenos precisam, Maria encaixa na agenda o trabalho extra. Há 10 anos no ramo, ela afirma que o fato de já ter vínculo com a criança dá segurança maior aos pais. ;Só não trabalho todos os fins de semana como babysitter porque também me dou uns dias de folga para descansar, mas a demanda é grande;, enfatiza.

Prova disso são os números da empresa Maria Brasileira, considerada a maior do país em serviços de limpeza e cuidados domésticos. Em 2013, somente a unidade da Asa Sul/Sudoeste assinou 120 contratações. A expectativa para este ano é um aumento de 100% na procura, chegando a 240 contratos até dezembro. ;São solicitações para uma noite, uma manhã, um fim de semana. Os pedidos têm crescido muito no DF;, relata o gerente administrativo da unidade, Ernane Neto. A Maria Brasileira tem 104 unidades em todo o país e três no Distrito Federal.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação