Cidades

Polícia Civil recebe denúncias por aplicativo para smartphone

Iniciativa ajudou a prender 10 cambistas no Mundial e a reconhecer um homicida em Ceilândia

postado em 06/08/2014 08:51
A corporação tenta se aproximar da população com o canal on-line
A população conta com mais um canal de comunicação para fazer denúncias. A Polícia Civil do Distrito Federal inaugurou o serviço por meio do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones.

Dessa forma, é possível enviar textos, fotos e vídeos à corporação. A corporação informou que solucionou, até agora, pouco mais de uma dezena de casos após receber informações pelo aplicativo. Prendeu cerca de 10 cambistas na Copa do Mundo e identificou um acusado de homicídio em Ceilândia, com auxílio de imagens encaminhadas. ;É um novo serviço, que agrega ao já consolidado 197;, explicou a PCDF, por meio da assessoria de Comunicação.

O consenso entre os internautas é que a medida, caso seja utilizada da forma correta, aproximará a população da Polícia Civil. O vendedor Ricardo Pacheco dos Santos, 25 anos, utilizou o WhatsApp da Polícia Civil há três semanas. Ele viu um carro abandonado em um estacionamento da QNL 1, em Taguatinga, e suspeitou de roubo. Descreveu o modelo, a cor e a placa, em texto. ;Quanto mais recursos interativos a polícia tiver, mais poderemos ajudar na solução dos crimes;, avaliou.

Como funciona

1. Baixe o WhatsApp em seu smartphone

2. Mande vídeo, foto ou texto para 8626-1197 com a denúncia

3. O material é enviado para a Delegacia Eletrônica (Dicoe)

4. A equipe repassa para a delegacia responsável pela área

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação