Cidades

Começam as obras de restauração da Biblioteca Demonstrativa de Brasília

Depois de três meses de interdição, o espaço, utilizado por mais de mil pessoas diariamente, será recuperado. Obra deverá ser concluída em 180 dias

postado em 08/08/2014 06:00

Na interdição, os usuários deram um abraço simbólico na biblioteca

Há três meses fechada para o público, sem qualquer tipo de intervenção, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, tradicional ponto de estudos do Plano Piloto, localizada na Entrequadra 506/507 Sul, recebeu, ontem, a primeira equipe encarregada das obras de reforma do local, interditado desde 6 de maio pela Defesa Civil, após a inspeção que constatou problemas na estrutura do prédio. Entre 700 e 1,2 mil pessoas frequentavam o espaço diariamente. O fechamento da biblioteca, na época, revoltou os usuários, que pediam celeridade na solução do problema e fixaram cartazes de protesto na porta do edifício.

No início da tarde de ontem, foi instalado um canteiro de obras na entrada do espaço para garantir o escoramento da marquise, que ameaçava desabar. Posteriormente, como prevê o contrato emergencial, será realizada a troca do reservatório de água e a reforma da rede elétrica do prédio. A empresa contratada pela Fundação Biblioteca Nacional, com sede no Rio de Janeiro e responsável por administrar o espaço, tem 180 dias para concluir os reparos, orçados em R$ 794.094, No entanto, há a possibilidade de uma desinterdição parcial ao longo da obra, como explica a coordenadora substituta da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Lúcia de Oliveira Silva.

;Desde então, usuários e servidores não podem entrar no prédio, mas a Defesa Civil levantou a possibilidade de voltarmos às atividades de acordo com a conclusão de algumas etapas da obra;, disse Lúcia. Os cerca de 50 servidores foram dispensados desde o fechamento do espaço. Apenas o serviço de devolução de livros foi mantido. Os exemplares são recebidos diariamente pela lateral do prédio. Cerca de 2,5 mil obras entregues por usuários estão pendentes de registro (baixa) no sistema.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação