A Academia de Tênis José Farani está em uma das áreas que podem ser alteradas pelo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Se aprovado pela Câmara Legislativa, o projeto de lei autoriza a construção de hotéis no Trecho 4 do Setor de Clubes Esportivos Sul, inclusive no espaço que já recebeu campeonatos nacionais de tênis, tornou-se referência na cultura da capital e hospedou figuras importantes da política, mas hoje amarga o abandono. No endereço, serão destinados cinco lotes para clubes e três para hotéis, caso passe a vigorar a proposta.
No Trecho 4, o PPCub permitirá, além dos hotéis, eventos como feiras e exposições, academias de ginástica, salão de beleza, restaurantes e casas de shows. Essas atividades já foram desenvolvidas no terreno da Academia de Tênis. Com o projeto, no entanto, não mais serão permitidos apart-hotéis na região, serviço até então oferecido pela família Farani. Os mais de 200 apartamentos receberam no passado ministros dos governos de Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello.
A mudança prevista no PPCub, entretanto, é vista com preocupação por alguns especialistas. A arquiteta e urbanista diretora de Patrimônio Cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF), Vera Ramos, teme pelo futuro da área. ;O plano pode ser o início para o desvirtuamento do uso da região;, caracterizou. De acordo com ela, a liberação para a construção de hotéis pode levar a uma situação semelhante ao que acontece hoje. ;Aqueles lotes que são condomínios residenciais têm autorização inicial para ser um hotel. Com a alteração da destinação do Trecho 4 e, tendo em vista a nossa fiscalização e a comprovação do que já existe no local, há uma grande possibilidade de se tornarem todos condomínios fechados;, criticou.
A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .