Um dos eventos de moda mais expressivos do Brasil, o Capital Fashion Week (CFW) completa uma década de história. A 16; edição, com início na próxima quarta-feira, traz uma retrospectiva dos últimos 10 anos e apresenta, como de costume, os nomes já consagrados da moda, além de novos talentos.
A idealizadora do CFW, Márcia Lima, acredita que o evento se tornou um celeiro de estilistas e uma janela de oportunidades para o setor de vestuário no Distrito Federal. ;Em 10 anos, percebo que nossa semana de moda proporcionou uma oportunidade para que pudéssemos apresentar os produtos brasilienses para o mercado nacional e internacional;, acredita. A empresária fala também sobre a influência do evento no âmbito dos negócios e indústrias. ;Descobrimos que Brasília tem uma vocação para se tornar um pólo de moda de qualidade no Brasil;, completa.
Márcia afirma que o impulso que o CFW trouxe para o setor no DF fortaleceu toda a cadeia produtiva da região. Ela acrescenta que o trabalho continua depois da semana de moda, com encomendas feitas a partir do que é apresentado na passarela.
Empolgada com a comemoração e com a tradição de moda que vem sendo criada na capital federal, Márcia fala de onde surgiu a ideia de produzir o CFW. ;Eu tinha uma vontade muito grande de criar uma cultura de moda no DF. Foi difícil, até porque no começo tudo vinha de fora. Mas era um desejo das pessoas, tanto que, na primeira edição, tivemos um público de 20 mil pessoas;, conta.
Nos 15 eventos realizados, foram lançados no mercado, por meio do concurso de Novos Talentos, 45 estilistas. Na 16;, serão apresentados mais três profissionais: Marcela Gonçalves, Paulo Bastos e Viviane Kulczynski foram os selecionados. Desde 2005, o público conferiu mais de 400 coleções de marcas brasilienses, além de trabalhos de estilistas nacionais e internacionais, que aproveitam o mercado movimentado da capital.
A edição de comemoração de 10; aniversário do CFW traz diversas novidades. Uma categoria vai ser adicionada ao concurso de Novos Talentos, a de modelos. Oito pessoas selecionadas no casting da CFW ganharão um curso completo de modelo, fotos do primeiro book e assessoria de carreira especializada, tudo oferecido pelas agências parceiras do evento.
A abertura da semana de moda brasiliense, em 14 de agosto, contará com um desfile comemorativo. A passarela será tomada por cerca de 40 looks, todos assinados pelos estilistas descobertos pelo CFW, desde a primeira edição. ;Vai ser uma retrospectiva. Vamos mostrar onde esses estilistas estão e como obtiveram sucesso. Queremos sensibilizar a cidade, que é tão jovem e já tem esse potencial incrível;, completa.
PROGRAMAÇÃO
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Trecho 02, lote 22)
Quarta-feira (13/8)
19h ; Desfile 10 anos CFW
20h ; Coquetel de Abertura
Quinta-feira (14/8)
15h ; Abertura CFW Business
16h ; Novos Talentos: Marcela Botelho, Paulo Bastos e Viviane Kulczynski
17h ; Estampando by Lis e Wos Trilha
18h30 ; Sílvia Natashi e Nágela Maria
20h ; Apoena
21h ; Encerramento CFW Business
Sexta-feira (15/8)
15h ; Abertura CFW Business
16h ; Galeria Andante, Vento Radical e Rapha Fitness
17h ; La Shoes e Umana
18h ; Bia Balu
19h ; Désirée, Rafael Siqueira e Sandra Lima
20h ; Zinc
21h ; Encerramento CFW Business
Sábado (16/8)
15h ; Abertura CFW Business
15h ; Difusa e Santa Porcina
16h ; Osório Princesas
17h ; Concretamente Brasília
18h ; Psiquê e Muv Shoes
19h ; Casa Moda Deluxe e Hermusche
20h ; Romildo Nascimento
21h ; Encerramento
CFW Business
Domingo (17/8)
15h ; Abertura CFW Business
18h ; Encerramento CFW Business
A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .