Cidades

Candidatos ao GDF retomam agendas de campanha após luto por Eduardo Campos

Os políticos voltaram às ruas para o corpo a corpo

postado em 17/08/2014 08:00
[FOTO1]

Quatro dias após o acidente que causou a morte do presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) voltaram à rotina e retomaram os compromissos de campanha nas ruas. O governador do DF e candidato à reeleição, Agnelo Queiroz (PT), fez ontem a primeira caminhada de campanha depois de ter a candidatura aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na noite de sexta-feira. Luiz Pitiman (PSDB) inaugurou comitês, enquanto Toninho do PSol deu prioridade ao corpo a corpo. José Roberto Arruda (PR) esteve no Setor Habitacional Água Quente para reunião com lideranças comunitárias. A concorrente do PCO, Perci Marrara, dedicou-se a gravações de propagandas eleitorais. Rodrigo Rollemberg (PSB) é o único que ainda está com a agenda suspensa pela morte de Campos. Ontem, ele estava no Recife para acompanhar o velório do correligionário.

O primeiro local visitado por Agnelo Queiroz foi o Vale do Amanhecer, em Planaltina. Lá, ele conversou com moradores e representantes da região. Depois, fez caminhadas entre comerciantes e em feiras e inaugurou um comitê. No fim do dia, o candidato prosseguiu a agenda no Gama. Com relação à decisão do TRE de liberar a sua candidatura, o petista disse que vai processar a candidata a deputada federal Raquel Costa (PR), responsável pela impugnação rejeitada pela Corte. ;Vou processá-la por calúnia e tentativa de desmoralização e desgaste. Ela mostrou que a coligação não é séria, nem nessas ações com a Justiça;, afirmou o petista.

Luiz Pitiman (PSDB) caminhou pelo Jardim Botânico logo cedo, acompanhado de apoiadores. Logo em seguida, às 9h, participou da inauguração do comitê do partido em Planaltina. Pitiman inaugurou outros três espaços, no Riacho Fundo 1, no Recanto das Emas e em Brazlândia. Antes do almoço, o candidato se encontrou com militares, para uma reunião com a categoria. À tarde, o tucano participou do evento evangélico Marcha para Jesus e esteve no Grande Colorado, em Sobradinho, e em Brazlândia, para reuniões com moradores e líderes comunitários.

O concorrente do PSol, Toninho, começou o dia com corpo a corpo na Feira do Produtor, no Jardim Botânico. Conversou com produtores sobre as propostas para a agricultura orgânica do DF e de incentivo ao setor. Na última eleição, Toninho teve votação expressiva na região. De lá, o candidato foi para o setor de chácaras do Altiplano Leste, a convite da associação de moradores. O debate foi sobre a construção de um parque vivencial que atenda os moradores daquela região. ;Existe uma ocupação que é ilegal onde deveria ser um parque. A discussão sobre esse tema é justa e a situação é preocupante;. Acompanhado das candidatas proporcionais pelo partido Maninha e Maria Lúcia Fatorelli, o postulante ao Palácio do Buriti participou de duas reuniões domiciliares.

Luto

Desde a morte do presidenciável Eduardo Campos, na última terça-feira, o candidato ao Buriti pelo PSB, Rodrigo Rollemberg, suspendeu a agenda de campanha. Amigo pessoal de Campos, o senador foi para Recife acompanhar o velório e o sepultamento dos restos mortais do ex-governador de Pernambuco. O socialista só retoma as caminhadas e o corpo a corpo com eleitores depois do enterro.

Candidata a governadora pelo PCO, Perci Marrara participou de uma plenária do partido pela manhã. Usou o período da tarde para resolver as últimas questões das gravações das propagandas eleitorais. ;Amanhã (hoje), provavelmente estaremos em São Paulo, onde inicialmente serão gravados os programas;, contou.

José Roberto Arruda (PR) não teve agenda durante o dia. O concorrente ao governo participou à noite de comício e reunião no Setor Habitacional Água Quente. Segundo Arruda, a região, que tem cerca de 15 mil habitantes, não tem infraestrutura. ;Assim como fiz em outras regiões, como Arapoanga, Mestre D;Armas, Itapoã, não só digo que vou fazer. Faço. E será assim neste novo governo. Vou repetir e levar infraestrutura para as cidades que ainda não têm;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação