Ailim Cabral
postado em 18/08/2014 20:10
A primeira edição do projeto Retrato Brasília, que surgiu de uma parceria entre o Correio Braziliense e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), patrocinada pelo Banco do Brasil, movimentou a juventude da cidade com palestra, shows e desfiles na noite desta segunda-feira (18/8). Trata-se de uma série de eventos culturais que movimentarão a cidade e acontecerão uma vez mês por mês, até novembro. O objetivo é propor uma cartografia estética e cultural dos jovens de Brasília, que pouco a pouco estão criando sua própria identidade e mudando o cenário da cidade.
Dirigido por Jackson Araújo e Luca Predabon, a ideia do projeto é entender a cidade e saber como a sociedade do DF vem se movimentando. Isso porque, no âmbito cultural, a cidade tem sofrido diversas mudanças nos últimos anos. E os jovens têm sido de grande importância nesse movimento. Cada vez mais os espaços públicos da cidade estão sendo ocupados para eventos que reúnem todo o tipo de tribos e manifestações culturais.
Na edição desta noite, os visitantes puderam conferir a apresentação da estilista Fernanda Ferrugem, que criou uma performance na qual os modelos ocupavam espços do CCBB e as árvores do local apareciam envolvidas em tecidos. A cantora Tiê e os DJs Philipe Nagô e Daniel Black, pela Urokombi, ainda fizeram um show que agitou o local. "Estar junto com esses jovens que estão à procura de coisas novas é muito bom, é um estímulo para o mundo cultural", apontou a cantora. Durante a apresentação, ela cantou sucessos como Dois e Piscar o olho, que foi trilha da novela Cheias de charme, além de Índios, do Legião Urbana. "Amo Brasília. O céu daqui encanta", disse, em uma das muitas interações que teve com a plateia.
Uma palestra com a antropóloga Letícia Abraham, que é sócia-diretora da Mindset/WGSN Group, responsável pela pesquisa qualitativa, abriu a noite e mostrou como será o levantamento. Segundo ela, a pró-atividade do movimento urbano é muito forte na cidade. "Brasília entra com muita expressividade nessa tendência. Nesse contexto, tem um ótimo uso das redes sociais, que são grandes facilitadores de eventos, de encontros, de troca de conhecimento", apontou Abraham.
No fim do último mês do projeto, um grupo de convidados irá apresentar os resultado do trabalho, que será realizado ao longo dos eventos. Informações sobre a juventude e as transformações da cidade são o foco principal do projeto, que também irá indicar as principais tendências culturais de Brasília e de seus jovens.