Cidades

Diamantina (MG), cidade natal de JK, homenageia ex-presidente

Redação feita por estudante de 13 anos emociona filha do ex-presidente

postado em 22/08/2014 06:00
No próximo dia 12, o idealizador de Brasília completaria 112 anos

Em 7 de agosto de 1976, uma notícia tomou conta do país: Juscelino Kubitschek morreu em um acidente de trânsito. Desesperados, amigos e jornalistas se dirigiam até a Fazenda JK, em Luziânia (GO). O local, à época, não tinha telefone. O ex-presidente estava vivo e, em relação ao boato, dizia: ;Estão querendo me matar, mas ainda não conseguiram;. Infelizmente, duas semanas depois, no fim da tarde de 22 de agosto, uma nova notícia da morte de JK voltou a circular. Desta vez, era verdade. E ocorreu poucos dias antes de ele completar 74 anos, em um trágico acidente no Km 165 da Via Dutra, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Passados 38 anos, Juscelino Kubitschek continua vivo na memória dos brasileiros. Prova disso foi o 1; Festival Cultural JK, realizado no mês passado, em Diamantina (MG), onde o idealizador de Brasília nasceu. O evento foi desenvolvido pela Casa de Juscelino, em parceria com a prefeitura do município.

O presidente da Casa e amigo de JK, Serafim Jardim, lembra que, em 9 de agosto de 1976, 13 dias antes do fatídico acidente, Juscelino pediu que o amigo adquirisse a casa onde viveu. Com a morte de JK, Serafim concretizou desejo. Depois de conseguir a desapropriação, o imóvel foi restaurado e, hoje, possui um anexo ao fundo, onde funciona a Casa de Juscelino. No local, há biblioteca, consultório médico, uma sala em homenagem a Sarah Kubitschek ; esposa de JK ; e auditório, onde são apresentados documentários sobre a vida do ex-presidente.

O evento que reuniu moradores da região teve palestras, oficinas de artesanatos, saraus e show. Dentro da programação, havia um concurso de redação, com o tema ;O que você tem a dizer sobre JK;. Participaram alunos do 9; ano de todas as escolas estaduais. A vencedora do concurso foi a estudante Gabriela Cristina Cosme Sales, 13 anos, da Escola Estadual Prof; Ayna Sales, de Diamantina (veja o texto ao lado).

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, assine.php","pagina":"","id_site":"","modulo":{"schema":"","id_pk":"","icon":"","id_site":"","id_treeapp":"","titulo":"","id_site_origem":"","id_tree_origem":""},"rss":{"schema":"","id_site":""},"opcoes":{"abrir":"_blank","largura":"","altura":"","center":"","scroll":"","origem":""}}">clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação