Cidades

Projeto fotográfico conta a história de pessoas que enfrentam o câncer

Encontro do Parque da Cidade tem o objetivo de resgatar a autoestima de pacientes que passam pelo mal. O evento é aberto para a comunidade, basta levar um quilo de alimento não perecível para participar

Luiz Calcagno
postado em 23/08/2014 07:01

Ana Stella (E), Maria Aparecida, Ana Granja, Ana Quirino e Hellen: sorrisos e trocas de experiências
Modelos a postos, máquinas fotográficas reguladas e centenas de brasilienses que lutam contra o câncer sorrirão e mostrarão a força que têm para enfrentar a doença de cabeça erguida. O projeto Retratos de uma luta, marcado para amanhã, às 9h, na Praça das Fontes, no Parque da Cidade, visa resgatar a autoestima dessas pessoas. Para lidar com a queda de cabelo, com a palidez e qualquer outro sintoma da quimioterapia, mais do que lenços na cabeça e maquiagem, os participantes contarão com a troca de experiências e com a mudança de ares. A ideia começou em uma clínica particular na Asa Sul, passou para as redes sociais, ganhou força e recebeu a adesão de pacientes de diversos locais do Distrito Federal.

O oncologista Igor Morbeck ressalta que a iniciativa é positiva. Segundo ele, esse tipo de trabalho melhora a autoestima dos pacientes e, consequentemente, faz com que o tratamento da doença seja mais efetivo. Idealizadoras do projeto, a fotógrafa Ana Paula Quirino, 36 anos, e a fisioterapeuta oncológica Hellen Protzner, 35, explicam que, para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para uma instituição de combate ao câncer. ;Eu sofria uma doença autoimune e tive câncer, provavelmente por causa da medicação que tomava. Tive que retirar o útero e os ovários. Decidi, na sala de recuperação, que eu precisava fazer algo com o que eu experimentei. Esse projeto é a realização de um sonho;, explica Ana Paula.

As histórias de quem lida com doenças agressivas, como o câncer, estão repletas de exemplos de força. Voluntárias do projeto, Ana Paula Granja, 45 anos; Ana Stella Miranda Silva, 44; e Maria Aparecida de Figueiredo, 66, descobriram a doença, enfrentaram sessões de quimio, passaram pelos desconfortos do tratamento e encontraram um novo sentido na vida. Por isso, elas apoiam e posarão para fotos amanhã no parque. ;Eu compartilho tudo sobre o evento na internet. Não vou deixar o tratamento me abalar. Tenho dois filhos adolescentes, marido. Eu me abri, quando soube da doença, para que outras pessoas pudessem se prevenir. Muita gente que eu conhecia e passava pelo mesmo problema me procurou;, relata Ana Paula Granja.

Não perca!

Projeto Retratos de uma luta
Data: amanhã, às 9h
Local: Praça das Fontes, no Parque da Cidade, próximo ao Estacionamento 9.
O que levar: um quilo de alimento não perecível.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação