postado em 24/08/2014 08:16
Fazer da ausência uma força para ajudar ao próximo. A lembrança do sorriso e do espírito de solidariedade da nutricionista Rafaela Andrade Ramos, 26 anos, e da filha, Clara, 2 anos, inspirou uma campanha de doação de sangue. As duas foram vítimas, há um ano, de um acidente de carro no Canadá. A nutricionista morreu no local; a criança, três dias depois; e o marido, Arthur Ramos, à época com 26 anos, teve apenas ferimentos leves.
[SAIBAMAIS]A ideia partiu dos amigos brasileiros que moram no Canadá. Como não seria possível para a família estar lá, os brasilienses planejaram uma ação na cidade. A proposta veio da fisioterapeuta e amiga do casal desde o ensino médio Dayse Campante. ;Dias depois falei com a Luciana (mãe da Rafaela) e sugeri a doação de sangue ao Hemocentro;, explicou.
A proposta ganhou adesões. Os amigos promoveram uma arrecadação de livros e brinquedos para as pessoas que não podem doar, mas gostariam de participar. Todo o material será entregue à Paróquia Jesus Bom Pastor, que atua na comunidade da Chácara Santa Luzia na Estrutural. ;Tenho certeza que essa campanha é obra de Deus. Fomos apenas instrumentos. Rafa e Clara foram as grandes inspiradoras disso tudo;, comentou Dayse.
Para a família, foi uma oportunidade de prosseguir com a obra da nutricionista. ;A Rafa sempre mexeu com movimentos sociais. Fez nutrição e o mestrado envolvendo desnutrição para poder ajudar os outros. Além de ser uma homenagem, é uma forma de transformar o momento de dor em solidariedade;, disse o empresário e marido da vítima, Arthur. Ver a participação de mais de 100 pessoas ao longo do dia foi uma demonstração de carinho na opinião dele. Na ocasião da tragédia, o casal estava de passagem comprada para retornar ao Brasil.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.