Cidades

Acompanhe ao vivo: principais candidatos ao GDF participam de debate

Programa conta com a participação de cinco concorrentes

postado em 25/08/2014 17:51

Os principais candidatos ao Governo do DF, Luiz Pitiman (PSDB), Toninho (PSol), Rodrigo Rollemberg (PSB), José Roberto Arruda (PR) e Agnelo Queiroz (PT), participam neste momento de um debate em uma emissora de tevê. Antes do início do programa, os postulantes se reuniram com assessores. Cada um teve 45 segundos para se apresentar aos telespectadores. A primeira pergunta foi do candidato José Roberto Arruda (PR), que questionou o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), que tenta a reeleição, sobre a condição do sistema de saúde do Distrito Federal.

A segunda participação foi de Toninho. O candidato do PSol perguntou a Arruda a respeito do indeferimento da candidatura dele pelo TRE-DF. O ex-governador acusou Toninho de, a cada eleição, ocupar-se apenas de atacá-lo.

Rodrigo Rollemberg aproveitou a primeira oportunidade para também questionar Agnelo Queiroz a respeito da situação da saúde pública do DF. Ele fez críticas ao atendimento prestado à população da capital federal. O atual governador elencou as melhorias que promoveu na rede, com a ampliação de leitos em UTI e a construção de UPAs.

No encerramento da primeira rodada de perguntas, Rollemberg questionou Pitiman sobre como pretende gerir as empresas públicas do Distrito Federal, como Terracap, Novacap e BRB, caso seja eleito. O tucano garantiu que pretende acabar com o apadrinhamento político nesses órgãos e melhorar os serviços oferecidos aos brasilienses.

No segundo bloco, os candidatos ao GDF vão responder a questionamentos de jornalistas. Ao justificar o atraso na entrega de obras de trânsito, Agnelo Queiroz destacou que recebeu o governo depois da grande turbulência gerada pela cassação de Arruda. Rodrigo Rollemberg afirmou que, caso seja eleito, manterá uma relação transparente com a Câmara Legislativa, mas não permitirá que distritais indiquem administradores regionais.

Sobre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Arruda afirmou que deveria ser feita uma auditoria sobre os gastos. ;Dava para ter construído 10 hospitais. É o mais caro do mundo. Algo muito estranho aconteceu. Agnelo garantiu que a obra foi feita de forma transparente e destacou que teve de fazer muitas mudanças no projeto.

Rollemberg promete criar Hospital do Câncer e devolver impostos gastos em medicamentos por meio do programa Nota Legal. Pitiman também garante que, se eleito, vai promover melhorias na área da saúde. Apesar de todos os candidatos terem encaminhado pedido de direito de resposta à organização do debate, nenhum deles foi atendido.

19h - O terceiro bloco acaba de ser encerrado.

19h05 - Rollemberg pergunta a Toninho como ele prentende cuidar do funcionalismo público caso seja eleito. O candidato do PSol diz que pretende valorizar os servidores, fortalecer o Estado, fazer concursos e profissionalizar a gestão.O concorrente do PSB garante que pretende melhorar a remuneração e as condições de trabalho, mas vai cobrar um serviço público de qualidade.

19h10 - Pitiman faz pergunta ao governador sobre a relação do seu governo com o PSB de Rollemberg. O petista diz que o partido participou do governo para realizar e atender a população. O tucano afirma ter a impressão de que o PSB não deixou o Governo do DF.

19h14 - Agnelo pergunta a Arruda sobre por qual razão não fez a licitação do sistema de transporte público do Distrito Federal. O ex-governador se justifica afirmando que não realizou a concorrência porque sua gestão foi interrompida. O candidato do PR afirmou que a licitação foi mal feita e o número de ônibus reduzido. O petista diz que teve coragem de enfrentar "os grandes tubarões" do sistema.

Aguarde mais informações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação