Cidades

Presidente do TSE confirma voto contrário à candidatura de Arruda

O ministro Dias Toffóli, confirmou nesta quarta-feira (27/8), que votou a favor do indeferimento do registro da candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PR)

postado em 27/08/2014 16:19
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffóli, confirmou nesta quarta-feira (27/8), que votou a favor do indeferimento do registro da candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PR). No encerramento da sessão, já na madrugada desta quarta, não ficou claro se o voto de Tóffoli havia acompanhando o do relator, ministro Henrique Neves. Ele não fez declaração de voto, apenas disse que a decisão era por maioria, com apenas uma divergência. Com a confirmação da posição do presidente, o placar registrado no TSE passa a ser de 6 votos contra 1. Os ministros Tóffoli, João Otávio Noronha, Laurita Vaz, Luiz Fux acompanharam o relator. Apenas Gilmar Mendes se proclamou a favor da tese defendida pela defesa de Arruda. A questão em torno da candidatura do ex-governador está relacionada com a data do registro. Ele entregou documentação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 4 de julho e foi condenado pela 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) por improbidade administrativa no dia 9, por envolvimento nas ações investigadas pela Operação Caixa de Pandora em 2009. A defesa considerava que, na data do registro, ele tinha condições de ser candidato. No entanto, TRE e TSE não entenderam assim e, com base na Lei da Ficha Limpa, considerou que ele está inelegível por 8 anos. Conforme a lei, que passa a vigorar a partir dessa eleições gerais, um candidato não tem condições de ser eleito desde que receba uma condenação de segunda instância por vários tipos de crimes, inclusive improbidade administrativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação