Cidades

Especialistas dão dicas para quem vai enfrentar o Enem em novembro

Confira dicas de estudo para o exame e as possibilidades abertas por meio da prova, a ser aplicada em 8 e 9 de novembro

postado em 03/09/2014 06:10
Obter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o novo sonho dos brasileiros que querem ingressar no ensino superior. No Brasil, a prova é porta de entrada para 118 instituições públicas, entre elas a Universidade de Brasília (UnB). No exterior, é aceita pelas portuguesas Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior. Além de dar acesso ao ensino técnico e superior e a programas de financiamento estudantil, as notas do exame podem ser usadas para certificação de diploma de nível médio. Professores de cursos preparatórios afirmam que, para se destacar, disciplina e foco são fundamentais durante essa fase. A pouco mais de dois meses do Enem, a dica é analisar e descobrir a raiz dos erros mais frequentes.

Segundo Andréa Franco, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Leonardo da Vinci e professora de português, quem faz questões de simulados tem vantagem competitiva. ;É preciso ser determinado, conhecer o estilo do exame e saber como as questões são organizadas. Estar preparado emocional e fisicamente também é primordial porque a prova é extensa e cansativa;, diz. A professora Andréa salienta ainda que o estudante deve fazer uma análise para identificar deficiências. ;Muitos pecam em estudar só as coisas de que gostam e acabam se esquecendo dos conteúdos em que têm dificuldades.

A matéria completa para assinantes está . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação