Cidades

Opinião: debate mostra diferenças nas concepções de funcionamento do Estado

postado em 03/09/2014 06:13

O confronto de ontem entre os postulantes ao Buriti teve momentos de marcadas diferenças nas concepções de funcionamento do Estado. À esquerda, defendeu-se a ligação das forças políticas com os movimentos sociais e o eventual ganho que isso proporciona para a governabilidade. À direita, destacou-se a possibilidade de incrementar investimentos por meio de corte no tamanho da máquina pública ; fez-se alusão até mesmo ao custo dos servidores, tema bastante sensível na capital do país.



[SAIBAMAIS]Ainda que a discussão ideológica tenha consumido uma pequena parte do tempo disponível, chamou atenção pelo contraste com outros debates. Tanto no contexto nacional quanto nos recortes estaduais, é raro ver algo assim.

Uma hipótese razoável é que, no Distrito Federal, esse tipo de conversa é favorecida pelo maior grau de escolaridade do eleitorado em relação à média nacional. Mas isso é pouco para o brasiliense se sentir privilegiado. Passa longe, como se viu ontem, de poder se gabar de ter uma disputa eleitoral com candidatos que deixam de lado ataques pessoais e que realmente respondem a tudo o que lhes é perguntado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação