Cidades

Crianças precisam de sonda especifica que está em falta na rede pública

SUS não disponibiliza material na rede há oito meses para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)

TV Brasília
postado em 04/09/2014 21:34
Mães de quatro crianças que precisam de uma sonda específica para se alimentar denunciam a falta do material no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Esse tipo de instrumento deve ser trocado todos os anos. Segundo as mães, as sondas estão em falta há oito meses, pelo SUS. O equipamento custa em média R$ 1,5 mil.


As crianças estão usando sondas provisórias e fixas, muitas vezes com a validade vencida, que não atendem todas as necessidades de alimentação e podem machucar o aparelho digestivo. Segundo o médico Wallace Acioli, este tipo de equipamento dificulta a movimentação das crianças.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que a compra das sondas foi solicitada. Ainda segundo a pasta, a empresa que fornece o material vai atender os casos mais graves que foram solicitados pelo Hmib enquanto os equipamentos não chegarem. Em outros casos, a unidade deve substituir o material por um similar, provisoriamente.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação