postado em 07/09/2014 08:00
O 3; Brasília International Film Festival (Biff) consagrou o drama norueguês, Eu sou sua, como melhor filme da edição em cerimônia realizada ontem à noite no palco do Cine Brasília. A decisão do júri oficial concentrou os prêmios entre três produções entre 12 filmes de 11 países que competiam entre si. A história com contornos autobiográficos, narrada pela cineasta norueguesa de origem paquistanesa, Iram Haq, é sobre uma jovem mãe solteira nascida na Noruega e de família paquistanesa. Feito como um manifesto de liberação da mulher, a película apresenta o choque de cultura entre a família oriental e os costumes ocidentais. A intérprete da sofrida Mia, Amrita Acharia, foi considerada a melhor atriz.
Outro filme feminino registra a bravura da primeira poetisa de uma etnia cigana a publicar um livro no polonês A história de Papusza, dirigido pela dupla Joanna Kos-Krause e Krzysztof Krause. Narrada em bela fotografia em preto e branco, a história apresenta a resistência cultural dos povos ciganos durante o século 20 quando sofreram diversas formas de perseguição e genocídio promovido por Hitler no período que compreende da Segunda Guerra Mundial aos anos subsequentes. A biografia varia entre três momentos da vida de Papusza (1910- 1987): a infância difícil, quando teve de enfrentar resistência dentro da própria comunidade para aprender a ler e a escrever, a descoberta do dom da palavra e a consagração como escritora.
[FOTO2]
Ampliação do festival
O script da fita cubana Conducta ; assinada pelo diretor do filme Ernesto Daranas ; levou para casa o prêmio de melhor roteiro original. O drama do vício em drogas e abandono infantil é contado pelo ponto de vista de um garoto de 11 anos, Chala. O intérprete do garoto, Armando Valdés Freire, desbancou veteranos e teve sua atuação laureada com o troféu de melhor ator. Os vencedores levaram para casa um troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil nas categorias melhores filme, direção, roteiro, ator e atriz.
A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.