Cidades

3º Brasília International Film Festival consagra três produções

Realizada na noite de ontem, premiação do 3º Brasília International Film Festival destaca, entre concorrentes de 11 países, interpretação da norueguesa Amrita Acharia, como melhor atriz, e do garoto cubano Armando Valdés Freire

postado em 07/09/2014 08:00
O script da fita cubana Conducta levou estatueta de melhor roteiro original
O 3; Brasília International Film Festival (Biff) consagrou o drama norueguês, Eu sou sua, como melhor filme da edição em cerimônia realizada ontem à noite no palco do Cine Brasília. A decisão do júri oficial concentrou os prêmios entre três produções entre 12 filmes de 11 países que competiam entre si. A história com contornos autobiográficos, narrada pela cineasta norueguesa de origem paquistanesa, Iram Haq, é sobre uma jovem mãe solteira nascida na Noruega e de família paquistanesa. Feito como um manifesto de liberação da mulher, a película apresenta o choque de cultura entre a família oriental e os costumes ocidentais. A intérprete da sofrida Mia, Amrita Acharia, foi considerada a melhor atriz.



Outro filme feminino registra a bravura da primeira poetisa de uma etnia cigana a publicar um livro no polonês A história de Papusza, dirigido pela dupla Joanna Kos-Krause e Krzysztof Krause. Narrada em bela fotografia em preto e branco, a história apresenta a resistência cultural dos povos ciganos durante o século 20 quando sofreram diversas formas de perseguição e genocídio promovido por Hitler no período que compreende da Segunda Guerra Mundial aos anos subsequentes. A biografia varia entre três momentos da vida de Papusza (1910- 1987): a infância difícil, quando teve de enfrentar resistência dentro da própria comunidade para aprender a ler e a escrever, a descoberta do dom da palavra e a consagração como escritora.

[FOTO2]
Ampliação do festival

O script da fita cubana Conducta ; assinada pelo diretor do filme Ernesto Daranas ; levou para casa o prêmio de melhor roteiro original. O drama do vício em drogas e abandono infantil é contado pelo ponto de vista de um garoto de 11 anos, Chala. O intérprete do garoto, Armando Valdés Freire, desbancou veteranos e teve sua atuação laureada com o troféu de melhor ator. Os vencedores levaram para casa um troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil nas categorias melhores filme, direção, roteiro, ator e atriz.

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação