Cidades

Anvisa analisa 74 solicitações para a importação do canabidiol

Das 74 solicitações encaminhadas à agência até %u200Ba última sexta-feira (05/9), 58 foram autorizados. Sete estão em análise e sete aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados

postado em 08/09/2014 18:53

A cada semana o número de pedidos de importação dos produtos à base de canabidiol (CBD) na Anvisa aumenta. Até o momento, o órgão recebeu 74 solicitações por meio do pedido excepcional de importação e 13 por demandas judiciais.

Das 74 solicitações encaminhadas à agência até a última sexta-feira (05/9), 58 foram autorizados. Sete estão em análise e sete aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados. Ocorreram, ainda, dois arquivamentos de processos. Das 13 ações judiciais reconhecidas pela Anvisa, 10 acabaram deferidas.

Para solicitar a liberação de um medicamento ou substância proibida no Brasil, a agência oferece um mecanismo que não depende de demanda judicial. Os procedimentos estão publicados no Portal da Anvisa. As orientações podem ser acessadas .

Excepcionalidade

O pedido de excepcionalidade é necessário, porque medicamentos sem registro no país não contam com dados de eficácia e segurança registrados na Anvisa. Nesse caso, cabe ao médico a responsabilidade pela indicação do produto, especialmente na definição da dose e formas de uso. É importante destacar que a autorização do pedido de excepcionalidade não garante e não oferece indícios de que a substância seja reconhecida pela agência como medicamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação