Cidades

Motoristas alcoolizados deixam 1 morto e pelo menos oito feridos

Foram quatro acidentes em apenas 48 horas no Distrito Federal. A vítima morta tinha apenas 8 anos

Adriana Bernardes
postado em 08/09/2014 19:05

Em apenas 48h horas pelo menos quatro motoristas alcoolizados se envolveram em acidentes de trânsito no Distrito Federal. Levantamento do Correio revela que eles provocaram a morte de um garoto de 8 anos e deixaram outras oito vítimas feridas. As ocorrências foram registradas entre 21h de sexta-feira (5/9) e 21h de domingo (7/7). Dois, dos quatro condutores estão presos e, um deles, é reincidente na lei seca e em dirigir sem ser habilitado. De janeiro a junho deste ano, o Departamento de Trânsito autuou 4.257 pessoas por alcoolemia ao volante, média de 23 por dia.

O caso mais grave foi registrado pelas autoridades policiais na noite de domingo (7/9), nas proximidades do Condomínio das Palmeiras, Ponte Alta Norte, no Gama. Douglas Oliveira da Silva, 8 anos, morreu após o carro em que estava com mais três pessoas ; uma de 12 e dois adultos de 31 e 36 anos ; ser atingido pelo veículo conduzido pelo mecânico Carlos André dos Santos, 34. Um homem que pediu para ter o nome preservado, relatou ao Correio que o Civic dirigido pelo mecânico, "voou" em cima do Pálio da família. "O Pálio freou para passar no quebra-molas e o Civic não. Foi muito feio", conta o jovem. "Ele (Carlos André) nem reduziu. Fez o bafômetro e deu positivo. Os militares ainda tentaram reanimar o menino, mas não conseguiram", lamenta.

Os três ocupantes foram levados para o Hospital Regional do Gama (HRG) e não tiveram os nomes e nem o estado de saúde informados pela Secretaria de Saúde. O mecânico Carlos André fez o teste do bafômetro e o resultado apontou 0,58 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. A partir de 0,2 é infração administrativa e, valores iguais ou superiores a 0,3, é considerado crime de embriaguez. De acordo com um agente da 14; Delegacia de Polícia, Carlos André foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e pelo crime de embriaguez no volante. Ao todo, o suspeito pode pegar a pena máxima de 23 anos de prisão, sendo 20 pela morte do menino. Ele continua preso.

Reincidente

Outro acidente protagonizado por condutor alcoolizado ocorreu na noite de sábado (66/9) em frente ao Jardins Mangueiral, em São Sebastião. José Neto Pereira, 55 anos, acertou o carro em que estavam mãe e filha de 42 e 7 anos de idade, respectivamente. As duas tiveram ferimentos leves e foram levadas para o Hospital Regional do Paranoá. Ele, foi autuado por dirigir sem habilitação e porque estava alcoolizado. Como ainda não pagou a fiança estipulada pelo delegado plantonista, continua atrás das grades.

O delegado-chefe adjunto André Leite informou que não é a primeira vez que José Neto é pego infringindo as leis de trânsito. "É a terceira vez que é pego sem carteira e dirigindo alcoolizado. Os outros flagrantes foram em 2008 e em 2007", diz. O delegado explicou, que o homem não foi autuado por lesão corporal porque, para isso, as vítimas teriam que ir até a delegacia prestar queixa. "Ele vai responder pela alcoolemia e por dirigir sem carteira causando perigo de danos. A pena máxima chega a quatro anos", explica.

Na sexta-feira (5/9), o carpinteiro Antônio Izidro da Silva, 53 anos, achou que tinha perdido a mulher, a diarista Marineide Rodrigues, 41, com quem é casado há seis anos. O carro de Marineide teve um problema mecânico quando ela voltava do trabalho. Então, ela parou no acostamento e chamou o guincho. O casal conversava em cima da grama, quando ouviram o impacto da batida. "Acordei com os bombeiros me colocando na ambulância. Estou com o meu corpo todo doído e cheio de marcas rochas", relata Marineide. "Ela escapou por um milagre de Deus. Foi Deus quem colocou a mão e não permitiu que ela se fosse", diz Antônio Izidro.

O carro de Marieneide Rodrigues foi atingido por veículo conduzido por motorista alcoolizado

Uma caminhonete L200 bateu na traseira do carro do casal. Com o impacto, o veículo acertou Marineide, jogando-a a cerca de 10 metros de onde estava. Quando a mulher ainda estava desmaiada o carpinteiro ouviram os populares que ajudaram o motorista da caminhonete gritando que estava fedendo a bebida e que era preciso chamar a polícia. "Eu larguei tudo para trás. Queria e levar logo a minha mulher para o hospital", relembra. O Detran esteve no local do acidente e fez o teste do bafômetro com o motorista da caminhonete. O índice obtido no teste teria apontado valores suficientes para que o dono da L200 fosse preso. O nome do condutor não foi divulgado pela polícia. O caso é apurado pela 10; Delegacia de Polícia do Lago Sul.

Noivo

Outro acidente que ganhou destaque nas redes sociais, foi o do rapaz que perdeu a direção e capotou o carro na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) no dia do casamento e acabou preso por dirigir alcoolizado. O bafômetro acusou 0,92 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Ele tinha acabado de sair da despedida de solteiro e voltava para casa com um amigo. Os dois ficaram feridos. Ele foi solto após pagar fiança, mas responderá na justiça por conduzir embriagado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação