O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo removeu, nesta quarta-feira (10/9), 16 construções irregulares - todas desabitadas - que haviam sido erguidas em áreas públicas de Ceilândia e do Itapoã. As ações contaram com a participação de oito órgãos do governo, coordenados pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis). Em um dos locais,estava prevista a construção de novo condomínio irregular.
O parcelamento ilegal fica na Chácara 86 do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. Além de quatro irregulares, os órgãos de fiscalização do governo retiraram no local oito postes de energia clandestinos. Os grileiros, caso sejam identificados, poderão ser presos. A pena pelo crime de parcelamento irregular do solo pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa que varia entre 10 e 100 salários mínimos.
Outra equipe de fiscalização passou pela região do Del Lago, no Itapoã, onde removeu 12 construções ilegais e 500 metros de cerca. Foram desconstituídos, ainda, 35 lotes que estavam demarcados e prontos para serem ocupados ilegalmente. Ao todo, 89 servidores participaram das operações. Além de Seops e Agefis, estiveram presentes a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a CEB, a Caesb, o SLU e a Terracap.
Fotos: Valter Al-Karismi/Seops