Cidades

Maioria dos mesários é voluntária e tem curso superior, segundo o TRE-DF

Balanço do Tribunal Regional Eleitoral do DF mostra que mais de 70% dos funcionários destacados para as seções eleitorais optaram em trabalhar nas eleições e são graduados

Guilherme Goulart
postado em 11/09/2014 22:24
Boa parte dos mesários que trabalharão nas eleições deste ano é voluntária e tem curso superior. Balanço divulgado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal mostrou que, do total de 30.329 funcionários destacados para as seções eleitorais, 22.148 (73%) se inscreveram no site do tribunal ou optaram em exercer a função ao atualizar os dados no Cartório Eleitoral. Além disso, 23.429 (77%) têm curso de graduação na formação acadêmica.

O TRE também revelou os dados por faixa etária. A maioria dos mesários em 2014 tem entre 36 e 45 anos. Somam 10.919 (36%). Jovens entre 18 e 25 anos representam 1.895 dos convocados, ou seja, 6% do total. Aqueles acima de 66 anos totalizam 60, sendo 41 voluntários. Serão 21 Zonas Eleitorais e 6.468 seções espalhadas pelo Distrito Federal. Em cada uma delas, quatro mesários são designados para se apresentar em 5 de outubro.

Cada um desses funcionários recebe treinamento de um dia. As atividades começaram em 23 de agosto e terminam em 28 de setembro, sempre aos fins de semana e feriados. A cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral, ganha-se dois dias de folga. O benefício é concedido para empregados da iniciativa privada e para servidores públicos. Além do descanso no serviço, os mesários contam com uma vantagem nos concursos públicos prestados para a Justiça Eleitoral. A atuação nas eleições, por exemplo, conta pontos como critério de desempate.

O mesário que for convocado para a Justiça Eleitoral é obrigado a comparecer na seção determinada. Caso não seja possível (por motivo de doença, entre outros), ele tem de justificar a ausência perante o tribunal, antes das eleições. No total, 48.802 pessoas se inscreveram como voluntários no site do TRE para trabalhar no dia do pleito.

Inscrição
Para se cadastrar como mesário voluntário, é preciso ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. A inscrição deve ser feita no do TRE-DF. O tribunal convocará de acordo com a necessidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação