Na próxima segunda-feira (15/9), um desafio promovido pela organização não-governamental Rodas da Paz vai movimentar as vias de Brasília. A partir das 7h, os modelos de deslocamento serão testados em um de catorze 14 quilômetros, do Guará 1 até a Esplanada dos Ministérios. O ponto de concentração e de largada dos desafiantes será a QE 7 do Guará 1 e, o ponto de chegada, a Praça das Bicicletas, no Museu da República , na Esplanada dos Ministérios. O desafio acontece desde 2009 em Brasília.
O objetivo da ação, realizada em várias cidades brasileiras sempre na semana do Dia Mundial Sem Carro, é mensurar as vantagens do deslocamento e o tempo gasto nas viagens em diferentes meios de transportes e em distintas formas de locomoção.
No Desafio Intermodal, parte das pessoas faz o trajeto caminhando ou correndo, outras se deslocam de metrô, ônibus e táxi. E há ainda quem teste a performance de bicicletas de modelos distintos, como a tandem - com dois lugares para pedalar -, o modelo fixa (usada para jogar bike polo) e as versões desenvolvidas para corridas de ciclismo, ;speed;, e para a prática de esporte de aventura, a moutain bike.
A performance do automóvel e da motocicleta também são testadas nessa atividade, assim como a integração bicicleta%2bmetrô e bicicleta dobrável%2bônibus. Para avaliar a acessibilidade em táxi e ônibus, o desafio vai contar com dois cadeirantes este ano.
A Rodas da Paz anunciará depois o resultado da atividade, levando em conta o tempo consumido para chegar ao destino final, o conforto experimentado pelos desafiantes, o impacto ambiental e os recursos empregados.
6; Desafio Intermodal do DF
Quando: 15/9
Local de Saída: Guará I ; QI 7 ; Estacionamento do McDonald;s, às 7h
Local de chegada: Praça das Bicicletas, Museu da República
Quilometragem aproximada: 14 Km
Confira o mapa do trajeto.