Cidades

Tribunal Regional Eleitoral do DF lacra urnas que irão para 92 países

Procedimento foi realizado na manhã deste sábado (13/9). Os equipamentos serão despachados pelo Ministério das Relações Exteriores

postado em 13/09/2014 12:49

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou na manhã deste sábado (13/9) o carregamento e a lacração de 916 urnas eletrônicas que serão enviadas a 92 países. Elas ficarão em 134 diferentes pontos de votação e serão usadas para que 353.789 eleitores possam votar para presidente da República em 5 de outubro e, se houver segundo turno, em 26 do mesmo mês.

A ação de hoje tem por objetivo carregar as máquinas com os dados dos eleitores do local onde será realizada a votação, e com os nomes dos candidatos à Presidência da República. O transporte dos equipamentos será feito pelo Ministério das Relações Exteriores, por maio da Mala Diplomática. As urnas eletrônicas são colocadas em recipientes etiquetadas como Diplomatic Pouch Brazil.

O juiz Aimar Neres, titular da Cartório da Zona Eleitoral, foi ao galpão do TRE-DF, no Setor de Garagens Oficiais, acompanhar os trabalhos, feitos por mais de cem pessoas. "Essa ação de carregamento e lacração é um esforço da Justiça Eleitoral para que possamos realizar as eleições no exterior. Brasileiros residentes em outros países poderão votar dentro do processo democrático. É a democracia que ganha", sintetizou.

Em alta

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-DF, Ricardo Negrão, disse que ;das últimas eleições gerais, em 2010, até hoje houve aumento de 60% no número de eleitores brasileiros residentes no exterior;. O maior contingente de eleitores no exterior fica nos Estados Unidos: 112.252. Somente em Miami há 22.294 e em Nova York, 21.240.

Com informações do site do TRE-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação