Cidades

Saída de Arruda provoca reviravolta na corrida eleitoral do DF

A desistência do candidato do PR deixa em aberto a disputa pelo Buriti

postado em 13/09/2014 15:13

A desistência do candidato do PR deixa em aberto a disputa pelo Buriti

A desistência de José Roberto Arruda (PR) da candidatura a governador do Distrito Federal poderá levar a uma reviravolta no quadro eleitoral. Até então apontado como o líder nas pesquisas de intenção de voto, com 37% da preferência do eleitorado, o ex-governador decidiu jogar a toalha neste sábado (13), após pressão interna de aliados e do cálculo político de que seria praticamente impossível reverter no Supremo Tribunal Federal (STF) a derrota sofrida esta semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou o ex-governador ficha-suja.

Na cabeça de chapa assume Jofran Frejat, que era o vice, cargo que agora será ocupado pela mulher de Arruda, Flávia Peres. O grupo político que acompanha o ex-governador entendeu que o rearranjo permitirá ao PR conquistar apoios que nem sequer Arruda conseguiria.

;Acho que ele (Frejat) conseguirá avançar sobre áreas onde nem eu tinha acesso;, refletiu o ex-governador, em entrevista ao Correio. Pesquisas encomendadas pelo PR junto a um pequeno grupo de eleitores, conhecidas como trekkings, apontam que Frejat e Flávia poderiam vencer a disputa pelo GDF ainda em primeiro turno.

A aposta do grupo político é de que Frejat conseguirá transitar bem, tanto entre os eleitores cativos de Arruda, quanto do o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), de quem Frejat foi secretário de Saúde durante os dois primeiros mandatos, entre 1990 e 1998.

Já Flávia representaria os ideais do marido e contaria com o apoio de outros nomes que integram a coligação, como o do candidato a deputado federal Alberto Fraga (DEM) e do senador Gim Argello (PTB), que concorre à reeleição. ;Ainda é cedo para avaliar (o impacto da mudança da chapa), mas temos plena confiança neste novo arranjo, com Frejat e Flávia, que poderá, inclusive, vencer em primeiro turno;, reforçou Argello.

Arruda sai da corrida eleitoral frustrado, por não ter conseguido reverter na Justiça a condenação em segunda instância que lhe imputou a inelegibilidade, pela Lei da Ficha Limpa. Durante a entrevista ao Correio, mostrou consternação. ;Sairei pelo tapetão, infelizmente;, disparou o ex-governador.

O anúncio oficial da desistência será feito na tarde de hoje, já que o prazo para a troca de nomes na chapa vai até segunda-feira, conforme prazo máximo do TSE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação