A família e os amigos - muitos do quais políticos - velaram neste domingo (14) o corpo da pioneira Vera Brant, que morreu em decorrência de um câncer na laringe. O enterro está marcado para segunda-feira (15/09), na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança.
O senador Cristovam Buarque e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, foram alguns dos que se despedir de Vera, uma das fundadoras da UnB.
"(Ela) Veio para Brasília nos primeiros momentos, e é uma das principais fundadoras da cidade. Naquela época, Vera era a principal fonte de informação. Era autêntica, assertiva, verdadeira, culta, agregadora", disse Britto.
O ex-ministro do STF, Sepúlvida Pertence, era amigo da pioneira há 50 anos e lembra que a casa dela "foi um ponto de encontro inesquecível para a vida de Brasília".
Já o ex-ministro Fernando Neves lembrou da personalidade da professora. "Era culta e preparada, e tinha uma coerência de vida muito grande. Nunca discriminou amigos, perseguidos políticos ou não", afirmou.