postado em 15/09/2014 06:32
Dedicar horas do dia a livros e apostilas, resolver exercícios e provas anteriores e testar os conhecimentos para a redação são atividades que fazem parte do cotidiano do estudante Thiago Souza, 19 anos, e de tantos alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 8 e 9 de novembro. ;Quero utilizar a nota da prova para conseguir uma bolsa de estudos integral em publicidade e propaganda em uma instituição particular ou uma vaga numa universidade pública. Agora, estou revisando matérias com exercícios e simulados;, conta. Thiago integra o perfil mais comum entre os inscritos no exame. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), entre os mais de 8,7 milhões de estudantes inscritos no exame neste ano, a maioria tem entre 16 e 20 anos, é homem e concluiu o ensino médio (veja quadro).
Segundo Célio da Cunha, professor de pós-graduação em educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), o grande número de candidatos que concluíram o ensino médio inscritos no exame está relacionado aos outros objetivos que a prova passou a atender. ;Essa mudança integra uma política nacional de oferta de vagas e oportunidades de estudo superior para os jovens. A possibilidade de poder utilizar a nota do Enem para ingressar em um curso profissionalizante pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou para conseguir bolsa numa universidade faz parte de uma política de inclusão na educação;, completa.
Para o psiquiatra especializado em vestibulandos Daniel Guzinski, a adoção do exame por mais universidades e a possibilidade de utilizar a nota para programas de intercâmbio e cursos técnicos também contribuiu para a formação do perfil dos inscritos. ;A principal mudança trazida pelo novo Enem foi a unificação de diversos processos seletivos numa única prova. No vestibular tradicional, o estudante precisava viajar para fazer cada uma das provas que desejava disputar. Essa será a sexta edição do exame reformulado e temos visto o crescimento no número de inscritos ano após ano.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.