No fim do inverno, quando a natureza está completamente seca, o ipê-branco surge exuberante para reavivar o cenário da capital. Como quem vem em protesto, ele floresce entre setembro e outubro, abastecendo-se da baixa umidade e do sol forte presentes em Brasília nesta época do ano. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), existem cerca de 40 mil ipês-brancos no Distrito Federal, vários deles herança do intenso plantio de árvores ocorrido por aqui entre 1970 e 1980. Ainda frondosos, estão presentes nas áreas centrais da cidade, principalmente entre o início da Asa Sul, o fim da Asa Norte e o começo do Lago Norte.
Antes de chegar à vida adulta, quando encantam a população com seu esplendor, os ipês necessitam de um prazo de aproximadamente cinco anos até se desenvolverem completamente. Em alguns casos, porém, é possível que três anos sejam suficientes. ;Alguns já estão prontos para florescer com essa idade, mas o normal é que eles levem mais ou menos cinco anos;, explica o ecologista e poeta Nicolas Behr. Ele diz ainda que a primavera é um dos melhores momentos para plantar ipês, pois a chuva pode auxiliar no fortalecimento da planta.
A estação das flores começa no próximo dia 22, precisamente às 23h29. ;As temperaturas na primavera vão ser muito semelhantes às que estamos enfrentando atualmente, entre 30;C e 32;C;, afirma o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Hamilton Carvalho. Para a bióloga Carmen Regina Mendes de Araújo, não é necessário esperar para ver a beleza dessas árvores. ;O ipê está presente em quase todos os biomas do Brasil. O que ele mais precisa é de sol, que é algo que temos aqui durante todo o tempo;, observa.
1,4 mil
Número de fotografias marcadas com a hashtag #ipebranco no Instagram até ontem
Floração dos tipos de ipês
Ipê-rosa: janeiro e fevereiro
Ipê-roxo: entre maio e setembro
Ipê-amarelo: entre junho e setembro
Ipê-branco: entre agosto e outubro
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .