postado em 19/09/2014 06:40
De longe, dá para ouvir as risadas. O grupo é formado por pessoas das mais diversas idades, que brincam entre si enquanto relembram histórias do passado. Em volta, várias crianças andam de patinete e fazem amizades. Quem vê tanta gente diferente reunida se pergunta o que elas podem ter em comum: uma quadra do Plano Piloto. Ex-vizinhos e atuais moradores da 102 Sul organizaram um encontro para comemorar os 40 anos do lugar. No sábado, farão uma festa na Escola Classe 102 Sul, uma oportunidade para rever velhos amigos e recordar antigas anedotas. Cerca de 200 pessoas confirmaram presença no evento, inclusive amigos vindos de outras unidades da Federação, como São Paulo e Rio de Janeiro, e de países como Espanha e Estados Unidos.
A quadra foi construída pelo Banco Central no início dos anos 1970 com o propósito de acomodar as famílias dos funcionários transferidos da sede, no Rio de Janeiro, para a capital. À época, Brasília era uma cidade em formação. Os filhos dos servidores, recém-chegados e sem conhecer ninguém, acabaram crescendo juntos. ;Brincávamos quase todo dia embaixo dos blocos. Os laços formados naquela época ficaram para sempre e, ainda hoje, somos como uma família;, conta o comerciante Luiz Roberto Vieira, o Beto, de 49 anos. O ex-morador da quadra é um dos organizadores do encontro.
Há 40 anos, segundo a turma, a quadra era um lugar diferente. ;Era tudo lama. Passávamos o dia todo na rua nos divertindo;, conta a empresária Ana Paula Souza, 49. Hoje, ela mora no Rio de Janeiro e veio à capital apenas para o encontro. O irmão, Luis, trabalha como DJ em Miami, nos Estados Unidos, e viajou para Brasília com o mesmo propósito.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .