postado em 24/09/2014 15:42
Falta de livros, infraestrutura precária, carência de professores, más condições das salas de aula e dos banheiros. Os problemas enfrentados diariamente pelos alunos do Centro de Atenção Integral à Criança Júlia Kubitschek de Oliveira (Caic), em Sobradinho, será tema de um audiência pública promovida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) em 1; de outubro.Convocada pelas promotoras de Justiça Márcia Pereira da Rocha e Cátia Gisele Martins Vergara e pela procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, o encontro vai debater diagnósticos do inquérito civil instaurado pelo MPDFT e pelo Ministério Público Federal (MPF) em maio.
A investigação analisa, inicialmente, quatro escolas públicas que alcançaram Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (Ideb) abaixo do ideal nas últimas avaliações: Caic Júlia Kubitschek, centros de ensino fundamental 507 de Samambaia e 11 de Taguatinga, e Centro Educacional 3 de Planaltina. Em comum, as escolas apresentam problemas estruturais, falta de infraestutura, de corpo docente, de computadores e de materiais para atender alunos deficientes.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb/DF, o Conselho de Alimentação Escolar do DF (CAE/DF), o Ministério Público de Contas do DF, representantes da Secretaria de Educação e a comunidade escolar foram convidados a participar do evento, marcado para começar às 19h. A audiência é aberta ao público e os promotores esperam que pais e alunos participem do ato para tentar encontrar soluções para os problemas apontados.
O Ministério Público pela Educação (MPEduc) marcará outras audiências públicas para discutir a situação dos outros colégios que tiveram baixo desempenho na avaliação.
Serviço
Local: Caic Júlia Kubitschek de Oliveira
Endereço: AR 13, conjunto 3, AE 1 - Sobradinho II
Data: 1; de outubro
Horário: 19h