Cidades

Correio elenca conteúdos que podem ser cobrados no Enem; confira

Assuntos apontados pelos especialistas merecem reflexão. Muitos foram %u2014 e ainda estão em destaque na mídia

postado em 26/09/2014 06:05

Ariano Suassuna, dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta: o brasileiro, autor da peça Auto da Compadecida, morreu em julho deste ano e poderá ser homenageado na prova

A menos de dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Correio Braziliense procurou professores de diferentes cursos preparatórios para saber quais temas da atualidade devem ganhar atenção dobrada na reta final de estudos. Os assuntos apontados pelos especialistas merecem reflexão. Muitos foram ; e ainda estão em destaque na mídia; e seguem como apostas para a prova deste ano. Como explica Arthur Benny, professor e coordenador do pré-vestibular do Sistema Educacional Brasileiro Dínatos COC, o Enem é uma prova mais democrática. ;As atualidades são cobradas de forma contextualizada porque existe a consciência de que as pessoas no país não têm acesso às informações no mesmo nível;, comenta.



Arthur Benny observa que os temas exigidos estarão relacionados a problemas práticos do dia a dia. A importância de prestar atenção aos noticiários não está somente nas questões de humanidades, como muitos imaginam. A escassez de água em São Paulo, por exemplo, poderia ser relacionada com conteúdos de economia doméstica e abordada em matemática, por meio do cálculo de quantos litros de água são gastos em um único banho. Ademar Celodônio, diretor de ensino do Colégio Ari de Sá, de Fortaleza, esclarece que, desde a reformulação do exame, em 2009, o Enem tende a lidar com assuntos recorrentes nas páginas dos jornais, como a preservação do meio ambiente, o uso consciente da água e os conflitos políticos há muito tempo estabelecidos.

Apesar disso, é importante entender que a prova não é factual. Segundo Ademar, dificilmente a contextualização do conteúdo será feita a partir do que ocorreu até quatro meses antes do exame. ;É possível alguma questão abordar a guerra entre Israel e Hamas, mas dificilmente será citada a morte do jornalista James Foley, divulgada recentemente. Isso porque os cadernos de provas do Enem são montados e impressos em julho e agosto, o que impossibilitaria incluir uma citação do episódio;, completa. O diretor explica, no entanto, que se manter antenado às atualidades, mesmo depois desse período, é importante na hora de construir argumentos para a redação. Estar informado sobre o assunto pode permitir uma leitura mais ágil dos textos bases ou mesmo dos longos enunciados que introduzem as questões e, assim, garantir preciosos minutos a mais.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação