Há quatro anos, Marcela Mendonça e Henrique Pamplona, ambos de 24 anos, se uniram no esporte. Logo, começaram a colecionar bons resultados como parceiros na patinação artística. E agora, pelo terceiro ano consecutivo, os brasilienses representarão o Brasil na categoria dupla de dança do Campeonato Mundial. Os dois disputarão o torneio, a partir deste domingo, na Espanha, com o objetivo de melhorar a sétima posição obtida na Tailândia, em 2013.
Foi ao assistir a um show de patinação artística que, aos 5 anos, Marcela se interessou pelo esporte. Insistente, ela pediu aos pais para a matricularem em aulas. A partir daí, começou a competir e não largou mais os patins. ;É uma paixão. Estou competindo porque gosto do que faço. Não sei viver sem isso;, comentou a atleta. A jovem acumula na carreira medalhas em provas locais e nacionais.
Leia mais notícias em Cidades
Filho de uma ginasta, Pamplona nasceu com o espírito esportista. A irmã mais velha patinava, e o caçula também mostrou interesse pelo esporte. Natural de São José (SC), o jovem se mudou com a família para Brasília e começou a competir aos 11 anos. Seu primeiro título de expressão foi em 2001, quando conquistou o Campeonato Brasiliense na modalidade de dança sobre rodas. Depois disso, competições nacionais e até internacionais passaram a fazer parte da vida do atleta.
A decisão de Marcela e Pamplona de unirem os talentos rendeu muitos frutos. Desde de 2011, os jovens dominam o pódio brasiliense de patinação, com o tetracampeonato consecutivo. No Brasileiro, a repetição: campeões nos últimos quatro anos. Em nível internacional, os brasilienses participaram de edições do Pan-Americano e do Sul-Americano.
Será a terceira vez que dupla competirá em um Mundial. Em 2012, quando Brasília sediou o torneio, os jovens ficaram entre os 10 melhores. Na edição do ano passado, Marcela e Pamplona melhoraram o desempenho. ;Treinamos bem para essa competição e eu acredito que estamos preparados para enfrentar os demais atletas. Sabemos que vamos encontrar pela frente um nível altíssimo. Queremos melhorar nossa posição no ranking. É uma grande emoção representar Brasília e, principalmente, o nosso país no Mundial;, comentou Pamplona.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.