Encerrada no último domingo (28/9), a greve dos pilotos da companhia aérea Air France continua trazendo transtornos, principalmente para alguns brasilienses, que continuam sem conseguir deixar a França.
A empresária, Soraya Lacerda, 34 anos, viajou para Paris acompanhada do marido e de mais seis pessoas, entre amigos e parentes. O grupo chegou a França em 18 de setembro e planejava passar nove dias no país, com o voo de volta marcado para o dia 26 do mesmo mês. Com o início da greve e o cancelamento de diversos voos, Soraya e seus familiares precisaram adiar a volta ao Brasil, que, para a empresária, ainda não ocorreu.
Ela explica que sua mãe, primos e tia optaram por decolar na segunda-feira, em voos que iriam para o Rio de Janeiro e de lá viajariam para Brasília. "Eu me recuso ir pingando de lugar em lugar sendo que comprei um voo direto", afirmou Soraya. O voo para Brasília, no qual ela deveria embarcar ontem, foi cancelado e de acordo com a empresária, a companhia não ofereceu explicações aos passageiros.
[SAIBAMAIS]
A assessoria da Air France no Brasil explicou que os voos diretos para o Rio de Janeiro e São Paulo foram normalizados nesta segunda-feira (29/9), mas que as partidas para Brasília só voltariam na quarta-feira (1;/10), data na qual Soraya planeja voltar para casa. Os motivos pelo atraso da normalização em Brasília não foram esclarecidos. A assessoria informa que entre o Brasil e Paris acontecem 30 voos semanais, são dois por dia em São Paulo e Rio de Janeiro e voos por semana em Brasília.
A empresária estima que, até agora, nos dias excendentes que passou em Paris, tirando os gastos prévios e programados da viagem, ela e o marido chegaram a gastar 960 euros apenas com hospedagem e mais 750 euros com a alimentação. Soraya afirma que a soma de gastos do grupo chega a 2.840 euros com hospedagem e 2.760 de alimentação. "Estamos calculando que ao todo, gastamos R$ 21 mil, somando de todos nós. E isso tudo só com o básico, hospedagem e alimentação. Eu e meu marido vamos gastar mais de R$ 5 mil com esse atraso", lamenta.
Promessa
De acordo com a passageira, a companhia aérea informa que vai ressarcir os clientes. "Na loja eles dizem que o valor da diária que vão pagar é de 100 euros, no Twitter, dizem que é de 150. Eles afirmam também que vão pagar refeições de até 25 euros, mas não informam quantas refeições por dia", explica. Soraya afirma que chegar ao Brasil, ela e a família, entrarão com ações contra a Air France. Desde o início da greve até ontem, foram registradas 45 reclamações no Juizado Especial do Aeroporto de Brasília.
Por meio de comunicado, a Air France, esclarece que está retomando a programação regular de voos de forma gradual. O planejamento para ontem, era de que 60% dos voos regulares estivessem acontecendo, hoje, a companhia prevê que estará operando 100% dos voos de média distância e 90% dos voos de longa distância. A companhia informou que o período para que os serviços sejam normalizados é de 48 horas, "devido a restrições operacionais e regulatórias. Como os aviões não voaram por alguns dias, testes obrigatórios são necessários antes que as operações sejam retomadas. Além disso, as aeronaves e tripulações devem ser reposicionadas em todos os destinos da Air France ao redor do mundo, e também deve ser concedido o período de descanso legal à tripulação antes da realização dos voos de retorno".
Na nota, a Air France acrescenta ainda que alterações de última hora e interrupções podem acontecer e orienta os passageiros a consultar informações sobre os voos antes de dirigirem ao aeroporto. A companhia não se manifestou quanto aos ressarcimentos.