postado em 01/10/2014 19:56
Os monumentos de Brasília anoiteceram cor de rosa nesta quarta-feira (1;/10). A campanha Outubro Rosa chama atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. "O importante é, na realidade, focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais", diz o site brasileiro da campanha.
O movimento internacional remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades. Começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
Do laço à luz
A história do Outubro Rosa remonta os anos 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, criando o Outubro Rosa. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de moda, e até partidas de boliche. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente.