A chuva que caiu na noite desta quinta-feira (2/10) deixou diversos pontos do Distrito Federal sem abastecimento de energia e água. A Companhia Energética de Brasília (CEB) registrou pelo menos 746 notificações em pontos isolados, na manhã desta sexta-feira (3/10). De acordo com a companhia, o problema é pontual e nenhuma grande área do DF está às escuras.
Moradores de condomínios, em Sobradinho, reclamam que a energia foi suspensa, desde ontem, por volta das 22h. É o caso dos conjuntos Mansões Colorado, Recanto Real, Gran Ville. Este último, inclusive, está sem água, uma vez que o abastecimento é feito por meio de bombeamento de água de poços artesianos. A CEB informa que ainda não há previsão de retorno do serviço, uma vez que as equipes têm que percorrer todos os locais com chamados em aberto.
Em nota, a Caesb informou que devido à falta de energia no Engenho das Lages, o fornecimento de água está interrompido na localidade. ;Sem energia, a elevatória e a Estação de Tratamento de Água que abastecem o local estão com as atividades paralisadas. A CEB já foi acionada para executar os reparos necessários mas, até o momento, não tem previsão para terminar o trabalho;, diz o documento.
Companhia informa que todas as casas e apartamentos com ligação de água devem ser dotados de reservatório com capacidade para um dia de consumo, ou seja, 24 horas. A obrigatoriedade está prevista no artigo 66 do Decreto n; 26.590, de 23 de fevereiro de 2006.
Ainda de acordo com a Caesb, o abastecimento em Sobradinho II já foi retomado, mas algumas áreas podem ter o retorno no abastecimento de forma mais lenta devido ao baixo nível do reservatório. Isso inclui os condomínios Grand Ville, Recanto Real e Mansões Colorado. À medida que o consumo diminui ao longo do dia, o reservatório enche com mais rapidez e o abastecimento é normalizado.