Um grupo com cerca de 100 garis interditou parcialmente o trânsito na Avenida das Nações, em frente a estação de tratamento do Sistema de Limpeza Urbana (SLU), na manhã desta quinta-feira (9/10). As reivindicações começaram por volta das 8h20 e foram encerradas 30 minutos depois.
Segundo informações da Polícia Militar, a categoria pede o pagamento de salários atrasados. A empresa Sustentare deveria ter depositado as remunerações dos trabalhadores até a última terça-feira, mas não o fez por alegar não ter recebido do Governo do Distrito Federal (GDF).
O salário médio dos profissionais da limpeza urbana é de R$ 929,65. A empresa Sustentare conta com 2 mil trabalhadores. ;Até que recebamos o dinheiro, vamos ficar parados e, se não depositarem hoje, vamos fazer uma caminhada amanhã até os órgãos competentes, como o Palácio do Buriti e a Câmara Legislativa do DF;, sinalizou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do DF (Sindlurb-DF) Raimundo Nonato Corrêa Morais.
Diante da promessa de que os salários entrariam na conta até meia-noite, os garis decidiram liberar a pista. Afirmaram que a atitude é um "voto de confiança" para a empresa. A manifestação gerou três quilômetros de congestionamento. A polícia chegou a desviar o trânsito, mas a situação já se normalizou na via.
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]