A comunidade católica do Distrito Federal se prepara para receber a primeira relíquia da Santa Edwiges, em homenagem à padroeira dos pobres e endividados. Um fragmento ósseo do fêmur da alemã (leia Para saber mais), que veio de Bratislava, na Polônia, encaminhado pelo papa e juiz ordinário da Cúria Romana, chega hoje à Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges. A festa litúrgica é comemorada amanhã, mas a cerimônia canônica com os objetos santos será celebrada às 19h de hoje, em uma missa solene.
A igreja que leva o nome da religiosa, localizada na 905 Sul, promove há 10 anos uma novena para comemorar a data. Este ano, a programação de festas começou em 7 de outubro e só termina amanhã com a missa às 20h ; um dos eventos mais aguardados pelos fiéis e que será cocelebrado pelos oito párocos da igreja.
A programação religiosa este ano será mais especial em razão da chegada do fragmento ósseo. No ano passado, os nove dias de evento católico reuniram cerca de 100 mil devotos, segundo a coordenação da festa. Há um ano, em 16 de outubro, foram distribuídas 10 mil hóstias no momento da comunhão. Os coordenadores da festa de Santa Edwiges estimam que 15 mil fiéis assistiram às missas na data. Este ano, serão 14 missas celebradas de hora em hora amanhã. A primeira ocorre às 7h e a última, às 20h. Às 21h, uma hora depois da cerimônia mais aguardada, haverá uma queima de fogos de 15 minutos para celebrar o encerramento dos nove dias de oração e festa.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .