Ailim Cabral
postado em 18/10/2014 09:18
A pesar de todo o desconforto provocado pelas altas temperaturas dos últimos dias, o brasileiro não perde o bom humor. Na internet, uma série de memes brinca com a variação climática. Algumas imagens e mensagens exageram nos transtornos e até na configuração da capital federal. Na última quarta-feira, a temperatura chegou a 35;C e a umidade relativa do ar a 14%, o que levou a Defesa Civil a decretar estado de alerta e a recomendar a suspensão de exercícios físicos nas escolas. O segundo dia mais quente desde 1961.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Morgana Almeida diz que o fim de semana será de sol, muito calor e baixa umidade. A chuva é esperada a partir de segunda-feira. Morgana acrescenta que a atmosfera não é uniforme, o que explica as diversas variações climáticas. A primavera, estação atual, marca o fim da seca e o início do período chuvoso, mas ambos podem se prolongar ou se atrasar. ;Estamos em um período no qual não podemos dizer que temos anomalias. Caso não chova, ficaremos abaixo da média de precipitações, mas tivemos outubros mais secos;, afirma. Ela se lembra de que no mesmo mês em 1980 ; o mais seco já registrado ; foram apenas 8,4mm de chuva.
Para tentar amenizar o desconforto causado pelo clima seco, os moradores de Brasília recorrem às muitas opções disponíveis: umidificadores, toalhas molhadas, borrifadores de água, ar-condicionado e ventiladores. O diretor do Centro de Ensino Médio (CEM) 404, em Santa Maria, Ricardo Rocha, 33 anos, teve uma ideia diferente para amenizar o calor e a secura no colégio. No início de setembro, quando a seca estava em um dos seus pontos altos, ele conversou com diretores de outras escolas, funcionários e alunos para encontrar uma solução viável, além dos ventiladores já existentes em todas as salas de aula.
A solução encontrada foi apelidada pelos alunos de Sua (Sistema de Umidificação Aéreo) e consiste em mangueiras de jardim, com furos minúsculos, que foram posicionadas em cima dos telhados da instituição. As gotículas de água se espalham, simulando um leve chuvisco, que molha os alunos e eleva o índice umidade no ambiente. ;Eles sofrem muito à tarde, quando o sol incide nas portas e janelas. Daí, tivemos essa ideia para melhorar a qualidade de vida alunos aqui;, explica Ricardo. Ele acrescenta que a água ajuda a diminuir a temperatura do telhado de zinco, refrescando ainda mais as salas de aula.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .