postado em 28/10/2014 12:38
Os agentes penitenciários entrarão em greve a partir desta quarta-feira (29/10). A categoria pede a realização de um novo concurso público e melhores condições de trabalho. Com o movimento grevista, as visitas ao Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal serão suspensas. O serviço de escoltas judiciais também serão prejudicados.Segundo Leandro Vieira, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do DF (Sindpen-DF), os trabalhadores temem uma rebelião nas unidades prisionais, uma vez que quadro de funcionários é abaixo do ideal. "Entendemos que estamos em um momento de transição devido as eleições, mas temos apenas 1,5 mil agentes para cuidar de 13,5 mil presos" disse.
"Estamos lidando com vidas, sempre tem ameaça de motim e tentativa de fuga. Não temos como assegurar a proteção dos visitantes", concluiu Vieira. Ainda de acordo com o sindicato, o processo para a realização do concurso público está parado e precisa apenas da autorização para publicar o edital. Em setembro houve uma reunião com a Secretaria de Administração Pública que se comprometeu a publicar o documento até o último dia 30, mas não o fez, afirmou o sindicato. A Secretaria de Admistração Pública informou que não tem conhecimento da grave.
O ato ocorre no momento em que o ex-senador . Previsto para chegar ao DF na noite desta terça-feira (28/10), o empresário não terá regalias, garante o sindicato. "Com a paralisação, ele também não receberá visitas, nem de familiares, nem de advogados", ressaltou o presidente do Sindpen-DF.