Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mensagens maliciosas sobre supostas fraudes nas eleições infestam e-mails

Tribunal de Justiça do DF tem recebido diversas reclamações de pessoas que se sentem lesadas ao notar os spams saindo de seus próprios endereços eletrônicos

Nos últimos dias, mensagens com temas "fraude nas eleições" e "intimação do Ministério Público Federal" têm sido espalhadas nos e-mails. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) tem recebido reclamações de pessoas que relatam envios dessas de seus próprios endereços eletrônicos.

Segundo a Secretaria de Tecnologia e Informação do órgão (Seti), as mensagens são falsas e visam levar ao clique de um link que direciona para uma página em que há a tentativa de obter informações pessoais da vítima. "(O órgão) orienta que as mensagens sejam excluídas sem a abertura dos links ou conteúdos direcionados", diz o TJDFT, em seu site.


Ainda de acordo com as informações do órgão, o TJDFT tem uma ferramenta antispam que bloqueia, em média, 95% das mensagens dessa natureza. "Todavia, a mesma não é capaz de evitar todas as mensagens indesejadas, pois, enquanto são desenvolvidos novos métodos de bloqueio de mensagens maliciosas, novas formas de burlar os bloqueios são criadas", continua o texto.

Com informações do TJDFT