Ailim Cabral
postado em 31/10/2014 09:01
A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social deflagaram a Operação Nomadismo, na madrugada desta sexta-feira (31/10). A investigação, iniciada em 2010, tem como objetivo desarticular um grupo de criminosos que há cerca de 16 anos frauda benefícios da Previdência Social.A ação dos criminosos consistia em incluir nomes em relações de empresas, fazendo com que esses funcionários que nunca trabalharam em tais locais fossem considerados segurados da Previdência Social. A fraude acontecia pela inserção de falsas informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia Nacional (GFIP).
Foram emitidos 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva. Participam da ação 130 policiais federais, além de analistas do Ministério da Previdência Social.
A operação chegou ao Distrito Federal quando um dos investigados saiu do Paraná e se instalou na capital, unindo-se a despachantes, contadores e empresários falsos para promover as fraudes no DF. O nome da operação se dá, inclusive, pelas constantes mudanças de endereço dos investigados.
Assista a reportagem da TV Brasília:
[VIDEO1]