Cidades

Polícia Federal faz operação de combate a fraudes na Previdência Social

Eles emitiram 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva

Ailim Cabral
postado em 31/10/2014 09:01
A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social deflagaram a Operação Nomadismo, na madrugada desta sexta-feira (31/10). A investigação, iniciada em 2010, tem como objetivo desarticular um grupo de criminosos que há cerca de 16 anos frauda benefícios da Previdência Social.

A ação dos criminosos consistia em incluir nomes em relações de empresas, fazendo com que esses funcionários que nunca trabalharam em tais locais fossem considerados segurados da Previdência Social. A fraude acontecia pela inserção de falsas informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia Nacional (GFIP).

Foram emitidos 22 mandados de busca e apreensão e 17 ordens de condução coercitiva. Participam da ação 130 policiais federais, além de analistas do Ministério da Previdência Social.

A operação chegou ao Distrito Federal quando um dos investigados saiu do Paraná e se instalou na capital, unindo-se a despachantes, contadores e empresários falsos para promover as fraudes no DF. O nome da operação se dá, inclusive, pelas constantes mudanças de endereço dos investigados.

Assista a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação