Jornal Correio Braziliense

Cidades

Deputados distritais eleitos começam a se aproximar de Rollemberg

Pelo menos 12 parlamentares eleitos para os próximos quatro anos fazem discursos a favor do novo governador. Rollemberg e correligionários já se reuniram para atrair mais parlamentares em nome da "união por Brasília", segundo conversas ensaiadas



Na primeira reunião com os distritais, realizada na sede nacional do PSB na quinta-feira, Rollemberg conseguiu juntar 12 distritais eleitos e 14 partidos, entre eles, a Rede Sustentabilidade ; que já é tratada como legenda, apesar de não possuir o registro eleitoral ; e o PRP. A sigla presidida por Adalberto Monteiro esteve com Agnelo Queiroz na metade do primeiro turno, declarou apoio a Jofran Frejat (PR) antes do segundo turno e acabou desembarcando ao lado de Rollemberg pouco menos de um mês depois da aliança com o PR. Entre os distritais, Dr. Michel (PP) também participou da reunião de transição, embora a legenda não tenha declarado apoio oficial.

O teste de fogo para Rollemberg será manter unido ; e buscar ampliar ; o bloco de apoio que está ao seu lado agora. Segundo especialistas em administração pública, o prazo médio para acomodações em novos governos é de 100 dias. Depois disso, é comum que as cobranças se intensifiquem. ;O marco de 100 dias é como uma lua de mel. Depois, vêm as cobranças por resultados. O grande desafio do próximo governador será assumir o papel de líder condutor da máquina pública, sem deixar o loteamento político prevalecer sobre questões técnicas de competência;, defende o economista José Matias-Pereira, professor especialista em políticas públicas da Universidade de Brasília (UnB).

Presente à reunião, o distrital eleito Professor Reginaldo Veras (PDT) reafirmou o apoio ao novo governo, mas também cobrou que Rollemberg seja capaz de manter liderança e interlocução com a Câmara Legislativa. ;O governador pode contar com nosso apoio, mas ele não deve abrir mão de exercer sua liderança política, senão, poderá ser responsabilizado politicamente por qualquer coisa que der errado na Casa;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.