Cidades

Dia de Finados: confira mudanças no trânsito e nos horários dos cemitérios

Familiares e amigos poderão homenagear os entes queridos em horário ampliado amanhã, das 7h às 19h. A empresa Campo da Esperança terá mais funcionários à disposição do público

Nathália Cardim
postado em 01/11/2014 08:52
No Cemitério de Taguatinga, o público terá transporte coletivo gratuito

Mais de 600 mil pessoas devem visitar o o túmulo dos entes queridos, entre hoje e amanhã, Dia de Finados. Essa é a estimativa da Campo da Esperança para os seis cemitérios do Distrito Federal: Asa Sul, Taguatinga Norte, Sobradinho, Planaltina, Gama e Brazlândia. Para atender melhor os visitantes, a empresa organizou a Operação Finados 2014, com o aumento do número de funcionários e a organização dos acessos.



Os portões dos seis cemitérios serão abertos uma hora mais cedo, às 7h , e a entrada será permitida até as 19h. O atendimento ao público também será estendido, das 7h30 às 18h. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente. Também haverá missas campais, celebradas pela Arquidiocese de Brasília, das 7h às 17h30.

O acesso de veículos aos cemitérios de Planaltina e Brazlândia será proibido. Nas demais unidades, a entrada de carros ficará restrita a quem tiver autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência. Nos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho, o público terá transporte coletivo gratuito dentro do local.

Familiares e amigos poderão homenagear os entes queridos em horário ampliado amanhã, das 7h às 19h. A empresa Campo da Esperança terá mais funcionários à disposição do público

De acordo com a Campo da Esperança, não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, da Agência de Fiscalização (Agefis), do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar. Os clientes que precisarem de água para limpeza das sepulturas devem solicitar diretamente na administração do local. Caminhões-pipa ficarão estacionados em lugares estratégicos para auxiliar na distribuição de água.

Trânsito

O Detran atuará no controle do tráfego nas proximidades dos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia, além de dar apoio ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no Gama. As equipes cuidarão, principalmente, da travessia de pedestres e da fiscalização de estacionamento irregular.

Em Taguatinga, o acesso ao estacionamento ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez. A via que fica ao lado do Campo Santo, pelo Setor de Oficinas, estará interditada. O órgão atua nesses locais com efetivo de 56 auditores fiscais de trânsito em 24 viaturas e três guinchos. Nos cemitérios da Asa Sul, de Sobradinho e de Planaltina, as ações de trânsito serão realizadas pela Polícia Militar.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação