postado em 03/11/2014 06:30
Os novatos eleitos para as câmaras Legislativa e Federal reúnem uma lista de benefícios pela frente. Salário alto, verba indenizatória, cota parlamentar e auxílios dos mais diversos. Terão ainda mais dias do que os serviços públicos oferecem para gozar de férias (Confira Quadro). Com isso tudo já garantido após o resultado das urnas, os futuros parlamentares se antecipam em uma preocupação: os gabinetes. Deputados aguardam ansiosos pelo sorteio dos espaços. Tem os que almejam pelo número da sorte e os que rezam para sair com um bem localizado, perto dos elevadores, por exemplo.
A disputa na Câmara Legislativa poderá ser menos acirrada porque os gabinetes têm o mesmo tamanho. Cada um dos 24 conta com 90 metros quadrados e dois banheiros. Um na sala do deputado e o segundo, coletivo. A briga na Casa entre os novatos, na hora do sorteio, será para conseguir um que não esteja com muitos problemas. Apesar de o prédio ser novo, os defeitos começaram a aparecer na inauguração. No ano passado, nos meses de chuva forte, muitas salas apresentaram vazamento e problema elétrico. Dependendo da localização, também pode ser mais quente ou mais fresco, e ter mais ou menos barulho.
O assunto foi antecipado aos parlamentares da próxima legislatura pelo próprio presidente da Câmara, Wasny de Roure (PT). Um café da manhã de ambientação tratou de como seria o sorteio, sem data ainda para ocorrer. Mas a expectativa é grande. Lira, do PHS, quer o gabinete número 10. Segundo ele, o motivo tem um significado. ;Há anos eu passava ali perto, olhava e dizia que, um dia, eu estaria trabalhando na Câmara, como deputado, e o meu gabinete seria o 10;, contou. Hoje, o 10 está com Evandro Garla (PRB) e, como o distrital não continuará na Casa, Lira terá a chance de sair com o número no sorteio. ;Se não sair, posso sugerir uma troca;, torce.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .