Cidades

Estudantes intensificam rotina de estudos e de descanso às vésperas do Enem

Os estudantes que terão pela frente o Exame Nacional do Ensino Médio, no próximo fim de semana, dedicam os últimos esforços para alcançar a universidade.

postado em 03/11/2014 06:04
Os estudantes que terão pela frente o Exame Nacional do Ensino Médio, no próximo fim de semana, dedicam os últimos esforços para alcançar a universidade.

A poucos dias para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que ocorrem em 8 e 9 de novembro, os estudantes se dividem entre o relaxamento e a tensão. Além de toda a pressão externa de familiares e professores, os jovens lidam com as próprias expectativas diante do esforço feito nos últimos meses e se perguntam se foi suficiente.



Os estudantes que terão pela frente o Exame Nacional do Ensino Médio, no próximo fim de semana, dedicam os últimos esforços para alcançar a universidade.Há quem continue no mesmo ritmo até os dias dos exames, mas alguns aumentam e até diminuem a carga de estudos. O Correio conversou com alunos para descobrir como trabalham a inquietação pré-Enem. Além disso, o jornal montou um cronograma especial para a reta final dos estudos, com o auxílio do professor Antônio Guilherme Soares, coordenador-geral do cursinho preparatório Grupo Impacto (veja Organize-se).

A estudante Bárbara Madeira, 18 anos, chegou cedo à Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB) ontem. Depois de ter se presenteado com uma semana de descanso ; na verdade, ela apenas reduziu a carga diária de estudos ;, a jovem pretende usar esses últimos dias para retomar o hábito de chegar ao cursinho às 7h e retornar para casa às 22h. ;Estou bem mais calma em 2014 e acredito que também mais bem preparada. Neste ano, foquei mais no que o Enem cobra, que é redação e matemática. E isso me tranquilizou bastante;, afirmou Bárbara, que disputa uma vaga para engenharia civil.

Os preparativos de Kelvia Tiba, 16 anos, para o Enem também envolvem muito estudo, porém, os domingos são sagrados para descanso. Acompanhada de amigos, ela foi cedo ao Lago Paranoá, onde praticou stand-up paddle. ;Estou prestando mais atenção às aulas. Concentro-me mais nelas do que no estudo em casa porque acho menos cansativo em sala. Quando temos o professor conosco, a explicação das disciplinas é melhor do que quando você tenta sozinha;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação