Cidades

Gotinhas do bem: crianças podem ser vacinadas contra sarampo e poliomelite

Renata Rusky
postado em 08/11/2014 13:43
Começou neste sábado (8/11) a campanha de vacinação contra a poliomelite, conhecida como paralisia infantil, e o sarampo. A abertura da ação ocorreu às 7h no Centro de Saúde 8, localizado na Asa Sul. Hoje, crianças podem ser vacinadas até 17h em um dos 126 postos da unidade da rede pública que oferece atendimento ao público. A campanha dura até 28 de novembro - os pais terão, portanto, 20 dias para levar os filhos até a um posto de saúde mais próximo.

O governo federal estima que 95% das crianças vão receber a proteção. A expectativa do Ministério da Saúde é de que, no DF, 160 mil meninos e meninas sejam vacinadas durante o período. Em todo o Brasil, a ação deve alcançar mais de 11 milhões de crianças.

A vacina contra poliomielite deve ser aplicada em crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. No DF, 182.211 se enquadram nesse perfil. Já a proteção contra o sarampo atinge meninos e meninas a partir de um ano até menores de cinco. Neste caso, 161.045 devem ser vacinadas.

O Ministério de Saúde garante que por causa da vacina a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990. Há 24 anos não existe registro de nenhum caso no país. O último episódio foi registrado em 1987. Já o sarampo está eliminado no Brasil desde 2000. Segundo o Governo Federal, o registro de casos da doença no país desde então são de casos importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão de doença e se infectaram - incluindo vizinhos como Argentina e Venezuela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação